Futuros policiais e bombeiros participam de Estágio Operacional Supervisionado na Academia

12 de janeiro de 2015 - 16:45

Os alunos dos Cursos de Formação para ingresso na Polícia Militar do Ceará (PMCE) e no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), promovidos pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) já estão participando do Estágio Operacional Supervisionado. A atividade tem o objetivo de consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e oportunizar a vivência prática da profissão.

Nesta primeira etapa, os alunos prestam serviços internos na própria Academia. O corpo discente é distribuído em 24 postos de serviço, onde cumprem plantões de 1 hora cada, prestando serviços internos de guarda e sentinela, identificando e controlando o acesso de pessoas ao prédio e auxiliando na segurança da Instituição. Ocasião em que os alunos aprendem o regulamento interno e dos serviços gerais, os deveres do plantão da hora, postura, protocolos para passagem de guarda, rendição de sentinela e demais aspectos relevantes do funcionamento de um Quartel Militar.  

O plano de estágio prevê ainda, a prestação de serviços no Quartel do Comando Geral, em Unidades e Subunidades da PMCE e do BMCE, e visitas técnicas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) e à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), promovendo a convivência com Oficiais e Praças nos diversos postos e repartições, o que proporcionará o entrosamento e aprimoramento das relações interpessoais e mostrará aos futuros oficiais e soldados a realidade das Corporações no âmbito administrativo e operacional.

Segundo o supervisor da Célula de Formação Profissional (CEFOP), Cap PM Ewerton Mavignier, o estágio promove a integração e troca de conhecimento entre os alunos, além de prepará-los para a carreira profissional. “No estágio, os alunos tem a oportunidade de exercer várias funções, como de Supervisor de Administração e Disciplina (SAD), de comandante de serviço e outros. E assim, eles vão aprendendo e uns ensinam aos outros. Com certeza, com esse estágio, os alunos ficarão mais serenos e tranquilos, para exercer com sabedoria sua função”, conclui.