CFPCP BM inicia disciplina de Tiro Policial Defensivo

9 de janeiro de 2015 - 21:35

 

Os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCP/BM) iniciaram nesta sexta-feira, 09 de janeiro, a disciplina de Tiro Policial Defensivo. Dividido em aulas teóricas e instruções práticas, o treinamento permitirá a todos os 274 alunos do CFPCPBM a oportunidade de conhecer os tipos de armamentos utilizados pelas forças militares do Estado do Ceará.

No primeiro momento, as aulas teóricas abordarão a classificação do armamento, normas de segurança, noções de balística, munições, montagem e desmontagem de equipamentos e armamento letal (revolver e pistola). Além disso, serão trabalhados os aspectos como: fundamentos do tiro, fatores físicos e psicológicos que influenciam o tiro, solução de panes e condutas no estande. A partir da terceira semana de instrução, os alunos passarão a ter aulas práticas no Clube de Tiro Gan house, localizado no município de Itaitinga

O Instrutor da disciplina de Tiro Policial Defensivo, SD PM Sérgio Ricardo, explica que mesmo a arma não sendo um equipamento de trabalho diário do Corpo de Bombeiros, o profissional deve receber este treinamento. “É de suma importância que os alunos passem por um treinamento que lhes ensine a usar uma arma, quando for necessário. O bombeiro também é militar e precisa estar habilitado, assim como os policiais”, aponta.

Para o aluno Alexandre Caldas, a disciplina de tiro vem complementar a grade curricular vista até o momento. “Essa aula é muito importante, pois o bombeiro além de trabalhar como um profissional do ramo de salvamento aquático, salvamento em altura e combate à incêndio, ele também atuará na área de segurança pública, dando a sua parcela de contribuição no combate a violência. Tenho certeza que sairemos daqui todos bons profissionais”, afirma.