Retrospectiva | Academia faz balanço das atividades de 2014

2 de janeiro de 2015 - 10:48

O ano de 2014 foi um ano de muitas conquistas e muito trabalho na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). Ao longo destes 365 dias, muitos foram os desafios e as ações que contribuíram para que a AESP/CE fortalecesse o cumprimento de sua missão de formar profissionais de segurança pública e produzir conhecimento científico e tecnológico, por meio do ensino e do compromisso com a efetivação dos direitos humanos, do respeito à cidadania; da ética, transparência, hierarquia, disciplina, integração e responsabilidade social. Somente este ano, 10.759 profissionais de segurança pública, passaram pelos diversos cursos de formação inicial, habilitação e ascensão profissional, ensino a distância (EAD), instruções e cursos de capacitação promovidos pela Academia.

No âmbito da formação continuada, ascensão e aperfeiçoamento profissional, a AESP ofereceu capacitação aos mais diversos profissionais da segurança pública através de cursos como: Condutores de Veículos de Emergência (CVE), Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG), Controle de Distúrbios Civis (CDC), Policiamento de Trânsito Urbano Rodoviário (CPTUR), Policiamento de Motocicletas (RAIO), Curso de Tripulante Operacional (CTOP2014), Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), Nivelamento de conhecimento dos instrutores de Tiro Policial da AESP, Nivelamento de Conhecimento do Grupo Tático de Atividade Correcional, Formação de Brigadista de Incêndio, entre outros. Ainda em relação à ascensão foram realizados Cursos de Habilitação às graduações de Sargento e Subtenente da Polícia Militar do Ceará (CHS e CHST/PMCE), possibilitando a promoção de 389 policiais, através do aperfeiçoamento técnico-profissional. Ao todo, 2.054 profissionais foram contemplados nestas modalidades.

No ensino a distância (EAD), foram realizados três ciclos em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ), beneficiando 5.410 pessoas.

Entre as ações desenvolvidas este ano, destaque para convênio firmado entre a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), que possibilitou a realização de quatro ciclos de Cursos de Capacitação para a Copa do Mundo Fifa 2014. No total, a AESP ofereceu onze modalidades de cursos, beneficiando 798 profissionais das esferas Federal, Estadual e Municipal, divididos entre a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Perícia Forense (PEFOCE), Corpo de Bombeiros (CBMCE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Aeronáutica, Defesa Civil e Guarda Municipal de Fortaleza. Permitindo uma doutrina única para todas as forças de segurança que atuaram no grande evento ocorrido em junho, no Brasil.

Este convênio proporcionou, ainda, o intercâmbio entre as forças policiais brasileiras e americanas, através do Curso de Controles de Distúrbios Civis, desenvolvido pelo Federal Bureau Investigation (FBI), por meio do Grupo de Resposta a Incidentes Críticos, em parceria com o Departamento de Polícia de Los Angeles e Chicago que capacitou 40 profissionais de Segurança Pública que atuam em funções de comando, supervisão ou tomada de decisões nos Estados-Sede da Copa do Mundo FIFA 2014 de Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. O curso foi fruto da parceria da SESGE com a Embaixada Americana.

Em outubro, a AESP foi marcada pelo início dos cursos de formação para ingresso nas carreiras de Praças e Oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Ao todo, quatro cursos de formação inicial acontecem simultaneamente. São eles: Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças Bombeiros Militares (CFPCP/BM), com 274 candidatos; Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais Bombeiros Militares (CFPCO/BM), com 36 candidatos; Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças Policiais Militares (CFPCP/PM), com 1.034 candidatos e o Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais Policiais Militares (CFPCO/PM), com 210 candidatos, totalizando 1.554 alunos. Com essa quantidade de acadêmicos, a AESP atingiu a marca de maior número de formação inicial realizada de uma só vez.

Estes números e estas ações refletem o compromisso da AESP com a transparência e o empenho no alcance de resultados positivos, que fortalecem e respaldam a Academia como uma Instituição de Ensino cada vez mais reconhecida.

Nossa meta para 2015 é aprimorar cada vez mais as ações voltadas para a formação e a capacitação dos profissionais da segurança pública no estado do Ceará, buscando difundir a crença na educação como força propulsora da transformação e bem-estar social.