AESPCE realiza Curso de Nivelamento de Tiro para profissionais da Segurança Pública do Ceará

15 de dezembro de 2014 - 17:04

Aconteceu nesta segunda-feira, 15 de dezembro, no auditório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), aula inaugural do Curso de Nivelamento de Tiro Policial. A capacitação tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos técnico-profissionais dos instrutores de tiro da Instituição, através de novas técnicas de ensino e dos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade e conveniência, estabelecendo uma didática atualizada nos cursos promovidos pela Academia.

Um grupo de 80 alunos participou do evento que contou com a presença do Diretor Geral da AESP, Coronel PM José Herlínio Dutra; do Coordenador Geral de Ensino e Instrução, Tenente Coronel Douglas Afonso; do Supervisor do Núcleo de Tiro da AESP, Tenente PM Fábio Rios e dos Agentes da Polícia Federal (PF-CE), Gladson Rodrigues, Enéas Martins Sobreira e José Bruno Rodrigues Jales.

Na ocasião, o Policia Federal, Gladson Rodrigues, membro da Comissão Nacional de Armamento e Tiro (CONAT) da PF, ministrou palestra sobre o processo para cadastramento de instrutores junto a Polícia Federal. Em seguida, o Agente da Polícia Federal (APF), José Bruno Rodrigues Jales abordou as atribuições da Receita Federal no controle de armas através do Sistema Nacional de Armas (SINARM), além de mencionar a importância dos instrutores na formação da doutrina de tiro e os crimes previstos na legislação.

O ciclo de palestras foi finalizado pelo Agente Enéas Martins Sobreira, que transcorreu acerca dos procedimentos no qual o policial armado está sujeito na defesa da sociedade. “A arma não foi feita pra matar! Ela foi feita para defender. Nosso objetivo é abrir os olhos dos colegas que estão armados, sobre pequenos detalhes que acontecem no cotidiano de cada policial. Tentando sempre reduzir os níveis de violência”, aponta.

Ao final do evento do Diretor-Geral da AESP/CE outorgou o certificado de participação aos palestrantes convidados e desejou um Feliz Natal antecipado para aos discentes. O curso tem uma carga horária de 41 horas-aula e contempla aulas teóricas de legislação; munição, balística e poder de parada; regras de segurança e conduta no estande de tiro; manutenção de 1º escalão, solução de panes e incidentes de tiro; metodologia de treinamento e aulas práticas de tiro policial.