CFPCP BM faz instrução de reconhecimento em áreas inclinadas na Serra da Pacatuba

11 de dezembro de 2014 - 13:12

Alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará participaram nesta semana, da primeira instrução prática de reconhecimento em áreas inclinadas na serra da Aratanha, localizada no município de Pacatuba, região metropolitana de Fortaleza. A atividade integra o cronograma das disciplinas de Atendimento Pré-Hospitalar e Prevenção e Combate a Incêndio, trabalhando a multidisciplinaridade.

Um grupo composto por cerca de 70 alunos, acompanhado por instrutores e monitores devidamente treinados, subiram a serra, num percurso que durou 2h. Na primeira parte da instrução os discentes visitaram o local onde caiu o Boeing 727-200 da VASP, que se chocou contra a Serra da Aratanha em  8 de junho de 1982, episódio conhecido até hoje, por sua gravidade. Em seguida, os alunos fizeram um reconhecimento da topografia do local e aprimoraram as técnicas sobre combate a incêndio em vegetação, comportamento do fogo em caso de incêndio florestal e puderam testar suas habilidades manuais, confeccionando armadilhas para captura de animais.

Na segunda parte, eles conheceram as formas de realizar a filtragem de água e sua transposição, o cozimento de alimentos em bambu, a confecção de abrigos provisórios, pescaria improvisada com garrafa PET, confecção de maca improvisada com gandolas, cabos e matéria prima do local, imobilização e transporte em terreno acidentado por meio de talas improvisadas e técnicas de primeiros socorros em vítimas de acidentes com animais peçonhentos.

Segundo o Tenente BM, Francivaldo de Melo Peixoto, a instrução foi de extrema importância para aprimorar as técnicas estudadas até o momento. “Os alunos tiveram a oportunidade de fazer diversas atividades, bem como aplicar todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Em muitas ocasiões os bombeiros precisam pernoitar em diversos tipos de locais inóspitos para puder cumprir sua missão, que é salvar vidas”, explicou.