Alunos do curso de formação da PM participam de treinamento prático de Direção Veicular

28 de novembro de 2014 - 19:43

Os alunos do Curso de Formação Profissional para Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCP/PM) participam, nesta semana, de treinamento prático de Direção Veicular Aplicada a Atividade Policial Militar.  A preparação faz parte da grade de disciplinas do concurso, que prevê 28 horas de aulas teóricas e práticas e aconteceu no Autódromo Internacional Virgílio Távora, no município do Eusébio. Todas as atividades são acompanhadas por uma equipe dos bombeiros e ambulância, garantindo a segurança dos alunos.

A instrução tem o objetivo de proporcionar aos novos soldados, conhecimentos teóricos e práticos voltados as técnicas específicas de direção, tornando-os aptos a conduzirem as viaturas do tipo Hilux SW4, modelo padrão utilizado pelas forças policiais do Estado do Ceará, bem como, realizar os procedimentos de segurança, manutenção, vistoria dos veículos e fazer manobras de direção defensiva.

Antes de assumirem o comando das viaturas, os candidatos conhecem os veículos, fazem a inspeção veicular e tiram suas dúvidas. Depois, cada aluno participa de três voltas na pista. Nas duas primeiras, o instrutor dirige a viatura e o aluno vai na posição de passageiro, para se familiarizar com o exercício e ver as manobras a que será submetido durante o percurso. Em seguida, o discente assume o volante para testar os conhecimentos adquiridos.

Segundo o Sargento PM Valentim, instrutor da disciplina, as aulas de direção veicular acontecem desde 2010 e são fundamentais para a formação dos novos policiais. “Essa capacitação vai proporcionar mais destreza e segurança ao policial na hora de conduzir uma viatura. E isso contribui para o aperfeiçoamento da atividade policial e, consequentemente, para um serviço prestado com mais qualidade à sociedade cearense”, enfatizou.