Futuros Oficiais do Corpo de Bombeiros recebem instrução sobre Equipamentos e Maneabilidades com Mangueiras

17 de novembro de 2014 - 15:50

Na tarde desta quinta-feira, 13 de novembro, 36 alunos do Curso de Formação Profissional da Carreira de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCO-BM) receberam instruções sobre Equipamentos e Maneabilidades com Mangueiras, durante a disciplina de Combate a Incêndio I, realizada no Ginásio Poliesportivo da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE).

O treinamento visa promover o conhecimento técnico e familiarizar os futuros oficiais BM em ocorrência de incêndio, a fim de que possam distinguir os principais equipamentos e sua utilização específica em cada tipo de ocorrência.

Durante a primeira parte da instrução, ocorreu uma simulação de maneabilidades com mangueiras, onde os alunos divididos em duplas treinaram os procedimentos de enrolar, desenrolar e transportar das mangueiras. No segundo momento, foram demonstrados os equipamentos utilizados pela corporação, tais como: esguichos, divisores, aplicadores de espuma, chaves T, luvas, tampões e roupa de aproximação, que permite ao bombeiro aproximar-se das chamas. Além disso, foi feito um exercício de respiração utilizando as máscaras autônomas, responsáveis por proteger os pulmões dos efeitos nocivos da fumaça.

De acordo com o Instrutor da disciplina de Combate a Incêndio I, Capitão Christiano, é importante que os Oficias tenham um conhecimento técnico e aprofundado de todos os equipamentos na ocorrência de incêndios. “O treinamento é de fundamental importância, tendo em vista que o corpo de bombeiros atua de forma tanto a prevenir, como a combater os incêndios que ocorrem no Estado”, aponta. A disciplina tem uma carga horária de 72 h/a e acontecem as terças e quintas-feiras no turno da tarde.