Agentes da Segurança Pública participam de Curso de Tripulante Operacional

14 de novembro de 2014 - 10:55

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESPCE) em parceria com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) realiza a terceira edição do Curso de Tripulante Operacional (CTOP/2014).  O objetivo do curso é habilitar os operadores de segurança pública para atuarem em ações aéreas de policiamento, socorro especializado e defesa civil. Esta edição do Curso contempla a capacitação de 14 profissionais, incluindo agentes da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Paraíba (PMPB) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (PMCE) e da Paraíba (PMPB).

Com duração de oito semanas, o curso tem uma carga horária de 300 horas/aula divididas em aulas teóricas, práticas e estágio operacional, realizados nas sedes da AESP, da CIOPAER e em outros pontos de apoio, como a Praia de Iracema e a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ). A programação do curso é diversificada, abordando conteúdos de várias áreas como: conhecimento básico sobre aeronaves, segurança operacional, meteorologia, navegação aérea, regulamentação da aviação civil, atendimento pré-hospitalar, direitos humanos, técnicas de salvamento aquático e sobrevivência.

Para o coordenador do curso, Capitão PM Johnny Dias, esse conteúdo programático é muito rico e essencial para os profissionais que desejam compor as tripulações da CIOPAER. “É uma oportunidade ímpar. Um curso de ascensão funcional que trabalha tanto a inteligência emocional, para que este profissional passe total segurança às vítimas na hora do resgate, como também aprimora a capacidade física e a técnica, proporcionando um salvamento qualificado”, explica. Ao final do curso, todos os participantes serão submetido a um exercício final, onde serão utilizados todas as técnicas e táticas aprendidas durante a capacitação.


Alunos do Curso de Tripulante Operacional (CTOP/2014) fazem treinamento de Salvamento Aquático na AESP/CE