Turma do CFPCP/BM realiza Instrução de Salvamento Aquático na AESP

4 de novembro de 2014 - 12:09

Na última segunda-feira (03), ocorreu no Parque de Treinamento Aquático da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), treinamento prático de Salvamento Aquático para 67 alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCP/BM).

A disciplina objetiva capacitar os alunos a aplicar técnicas adequadas em situações de princípios de afogamento e primeiros socorros, proporcionando ao futuro soldado BM exercer a função de Guarda-vidas, tanto na prevenção, quanto no salvamento propriamente dito.

Segundo o instrutor e especialista nesse tipo de salvamento, Capitão BM José Wagner Damasceno, para o guarda-vidas, a palavra salvar tem um sentido mais amplo, abrange a conservação, a preservação e a defesa da vida humana. “Essa disciplina é essencial para o Curso de Bombeiros Militar, pois, permite ao aluno aprimorar a parte técnica, tática e a psicológica na hora de prestar resgate à vítima”, aponta.

O módulo possui uma carga horária de 126 h/a, divididas em aulas práticas e teóricas, constando em sua grade curricular assuntos como: Tipos de Salvamento, Acidentes na Água, Afogamento, Reanimação Cárdio Pulmonar, entre outros.