Alunos do CFPCP/BM participam de treinamento no Grupamento de Socorro de Urgência do Corpo de Bombeiros

4 de novembro de 2014 - 07:36

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou na manhã desta segunda-feira, 03 de novembro, instrução prática da disciplina de Atendimento Pré-hospitalar para os alunos do Curso de Formação Profissional para o Cargo de Soldado da Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCP/BMCE). O treinamento aconteceu no Grupamento de Socorro de Urgência do Corpo de Bombeiros (GSU), localizado no bairro Maraponga.
 
A disciplina possui 126 h/a e tem por objetivo capacitar o aluno para executar o atendimento pré-hospitalar de forma ágil e segura, promovendo maiores chances de sobrevida e recuperação às vítimas de acidentes. Além das aulas práticas, que ensinam os futuros soldados BM a reconhecer e utilizar diversos equipamentos. Há também aulas teóricas, onde os alunos aprendem noções de anatomia e fisiologia que são essenciais para classificar e descrever as lesões de acordo com sua localização.
 
  

Na instrução ministrada pelo Subtenente BM Santana e pelo Cabo BM Celso, os alunos puderam aprender a utilizar equipamentos para imobilização e remoção de vítimas, através de simulação de transporte de pessoa acidentada usando a prancha longa.
 
Na oportunidade, o Comandante do GSU, Tenente-Coronel BM Anderson Alves Viana, falou sobre a importância do treinamento no trabalho realizado pela corporação. “As pessoas tendem a associar o trabalho dos bombeiros ao ?apagar fogo?, mas ele não se limita a isso. O Corpo de Bombeiros tem um grande leque de serviços prestados à sociedade e a emergência hospitalar sempre foi o carro chefe da corporação. O maior número de ocorrências atendidas são acidentes, que exigem o nosso trabalho e permanente qualificação”, pontuou.