Alunos do Curso de Formação Profissional da Polícia Militar do Ceará recebem treinamento de defesa pessoal

1 de novembro de 2014 - 18:14

Na manhã desta sexta-feira, 31 de outubro, alunos do Curso de Formação Profissional da Carreira de Praças da Policia Militar do Ceará (CFPCP/PM) – 4ª Turma participaram de instrução prática de Defesa Pessoal no Ginásio Poliesportivo da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP/CE). A disciplina visa apresentar aos discentes métodos de neutralização de um ataque pessoal, empregando o uso progressivo da força.

O Especialista em Defesa Pessoal pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Sargento PM Raimundo Gerson dos Santos Lima, que há 30 anos trabalha nesse segmento, aponta a importância da técnica para o desenvolvimento do policial como ser humano e profissional, “O policial deve absorver a defesa pessoal como prática de atividade física constante. Não devemos pensar a defesa pessoal, apenas como artes marciais, dentro da atividade de luta. Também existe a parte filosófica, onde o homem desenvolve um espírito de autocontrole e também de amor ao próximo”, explica.

A disciplina possui uma carga horária de 60 horas/aula. Nas primeiras 40 h/a, os alunos aprendem técnicas de lutas, rolamento, projeções e mobilizações. Já as últimas 20h/a treinam a utilização de equipamentos de defesa, como o bastão tonfa retrátil, além de conhecimento teórico.