AESP atinge maior número de alunos desde a sua inauguração

31 de outubro de 2014 - 15:44

A Academia Estadual de Segurança Pública (AESP/CE) iniciou, neste mês de outubro, o processo de formação para ingresso nas carreiras de Praças e Oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Ao todo, quatro cursos de formação inicial acontecem simultaneamente. São eles: Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças Bombeiros Militares (CFPCP/BM), com 280 candidatos; Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais Bombeiros Militares (CFPCO/BM), com 35 candidatos; Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças Policiais Militares (CFPCP/PM), com 1.106 candidatos e o Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais Policiais Militares (CFPCO/PM), com 210 candidatos, totalizando 1.631 alunos matriculados.

Com essa quantidade de acadêmicos, a AESP atinge a marca de maior número de formação inicial realizada de uma só vez. Por esta razão, a Academia passa por ampliação em suas salas de aula, tendo em vista a maior comodidade do corpo discente.

Até a conclusão das obras, prevista para o próximo ano, o Governo do Estado do Ceará disponibilizou a Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela Silveira Borges, localizada na Praia do Futuro, que servirá como um anexo de apoio aos cursos. O local foi inaugurado em agosto e dispõe de um amplo aparato físico, técnico e pedagógico para atender aos futuros profissionais da segurança pública do Estado. Atualmente 470 alunos, divididos em 12 grupos do CFPCP/PM, assistem aula no anexo.

Sobre o CFP

Os Cursos de Formação Profissional constituem a terceira etapa dos concursos públicos para ingresso na carreira militar e propiciam o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem dos futuros oficiais e soldados através de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos.

Entre aulas teóricas, práticas e estágio, os discentes estudam temáticas variadas. Os conteúdos ministrados são formatados com base na Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SENASP/MJ), que visa o desenvolvimento de competências e habilidades para capacitação funcional do candidato.