AESP forma 362 novos inspetores da Polícia Civil do Ceará

27 de junho de 2014 - 13:06

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), representada pelo Diretor Geral, Coronel PM José Herlínio Dutra, participou na manhã desta quinta-feira, 26 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, da cerimônia de posse dos novos 362 inspetores de 1ª classe da Policia Civil do Estado do Ceará (PCCE) formados pela AESP. A solenidade foi presidida pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva e prestigiada por diversas autoridades do Sistema de Segurança Pública Cearense, entre elas, o Delegado Geral da PCCE, Raimundo de Sousa Andrade Júnior; o Comandante Geral da PMCE, Cel PM Lauro Carlos de Araújo Prado; o Comandante Geral do BMCE, Cel QOBM João Carlos de Araújo Gurgel; o Perito Geral da PEFOCE, Maximiano Leite Barbosa Chaves; o Secretário chefe da Casa Militar, Cel PM Joel Costa Brasil e a Secretária Executiva da Controladoria Geral de Disciplina do Estado, Kleina Chaves Nogueira.

Orgulho e alegria foram os sentimentos que marcaram os formandos durante a cerimônia, ao entoarem o hino da Polícia Civil, proferirem o juramento de posse e receberem a boas vindas ao sistema de segurança pública do Estado. No entanto, o momento de maior emoção, foi durante o discurso do orador da turma, Fábio Oliveira Benevides, que traduziu todo sentimento compartilhado entre os formandos, agradecendo o apoio da família e a oportunidade proporcionada pela Polícia e pelo Governo do Estado do Ceará, ressaltando a satisfação dos novos inspetores em integrarem a corporação.  "A partir de hoje, colocamos à disposição do Estado do Ceará, o nosso trabalho e as nossas vidas. Somos policiais civis", enfatizou.

Durante o evento, o Secretário de Segurança, Servilho de Paiva, homenageou os três alunos melhores colocados no processo de formação profissional, com a entrega dos certificados de Honra ao Mérito Intelectual. José Djalma Gonçalves Júnior recebeu o primeiro lugar no CFP/PCCE, José Hugo Grangeiro Júnior e Francisco Policarpo Rocha da Silva, receberam o segundo e terceiro lugares, respectivamente. O Secretário ressaltou a relevância da Academia para formação dos novos inspetores e para o sistema de segurança pública do Estado, que através de um modelo integrado de ensino aproxima  policiais civis e militares. Destacou também a importância desses 362 novos inspetores, que agora são responsáveis pela segurança da sociedade. "Na segurança pública, nós somos o diferencial. Compreendam e façam cumprir o juramento da Polícia Civil que vocês fizeram hoje".

Em seu discurso, Servilho Paiva, reafirmou o compromisso da atual gestão com a segurança pública e com a redução dos níveis de violência, através da abertura de mais delegacias, aquisição de mais equipamentos e realização de concursos. Lembrando, que em maio deste ano, já foi autorizado pelo Governador Cid Gomes a abertura de mais um concurso público para a contratação de 763 novos policiais civis, sendo 168 delegados, 336 escrivães e 259 inspetores, que fortalecerão o trabalho realizado pela segurança pública do Estado, dando continuidade a implementação do "Programa em Defesa da Vida".

CURSO
O Curso de Formação Profissional para o Cargo de Inspetor da Polícia Civil, de 1ª Classe, Turma II, ocorreu de julho a dezembro do ano passado. Os candidatos passaram por carga-horária de 750 horas-aula, divididos entre atividades regulares, complementares, estágio supervisionado e seminários. Entre disciplinas práticas e teóricas, os alunos tiveram aulas de Fundamentos de Direitos Humanos, Sistema de Segurança no Brasil, Fundamentos da Sociologia da Violência, Gerenciamento de Crises, Mediação de Conflitos, Investigação Criminal, Inteligência Policial, entre outras disciplinas. Somente, neste último concurso público para Polícia Civil, a AESP já formou 976 inspetores, sendo 614 na primeira turma e 362 na segunda.