AESP forma mais 927 novos soldados da PMCE

11 de junho de 2014 - 08:10

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), representada pelo Diretor Geral, Coronel PM José Herlínio Dutra e por demais colaboradores, participou, nesta terça-feira, 10 de junho, da Solenidade de Posse dos 927 novos soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE), formados pela AESP. A cerimônia aconteceu no Centro de Eventos do Ceará e foi presidida pelo Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes. Também, estiveram presentes no evento, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva e o Comandante Geral da PMCE, Cel PM Lauro Carlos de Araújo Prado, dentre outras autoridades do Governo.

O evento foi marcado pela emoção e alegria dos formandos e seus familiares, que assistiam atentos a todos os detalhes da solenidade, o desfile em marcha, o juramento e a colocação das insígnias nos formandos pelos padrinhos e madrinhas. Após a leitura do Ato de Nomeação, os soldados que obtiveram as melhores notas gerais no Curso de Formação Profissional, foram homenageados com os Diplomas de Honra ao Mérito Intelectual, expedidos pela AESP.

O destaque dessa edição foi a Soldado Karina do Nascimento de Sousa, que foi agraciada com o primeiro lugar geral no CFPPMCE, e representou as 43 policiais femininas formadas nesta turma. O segundo e terceiro lugares foram ocupados pelos soldados José Evilásio Dantas Filho e Edson de Sousa Andrade, respectivamente.

Em discurso, o Governador Cid Ferreira Gomes, relembrou que esta é a 6ª turma de policiais formados em seu governo e informou que dos 10.026 soldados integrantes da Polícia Militar hoje, 7000 deles foram ingressos na atual gestão e reforçou seu compromisso com a segurança pública. "Até o dia 31 de dezembro de 2014, estaremos lutando para que o Ceará tenha mais segurança. E não podemos deixar de estimular a valorização da vida, que é o bem mais sagrado que nós temos", enfatizou.

Ao final, o Governador anunciou ainda a convocação de uma quarta turma, com mais 1.200 vagas para novos policiais militares. A partir da convocação oficial, os candidatos aprovados no concurso passarão pelas etapas de formação e capacitação na AESP.

CURSO  
A terceira turma do CFP/PMCE iniciou as atividades em janeiro deste ano. Os candidatos passaram por carga-horária de 1.020 horas-aula, dividido em três módulos: Ensino Fundamental, Ensino Profissional e Ensino Complementar. Cada modalidade foi contemplada com aulas teóricas e práticas, envolvendo diversas modalidades como Gestão de Conflitos e Eventos Críticos, Armamento (letal e não letal) e Equipamento, Defesa Pessoal, Inteligência Policial, Estágio Supervisionado de Ação Policial, entre outras disciplinas. Somente, neste último concurso público para soldado da Polícia Militar, a AESP já formou 2.967 novos soldados.