AESP realiza Solenidade de Encerramento dos Cursos de Capacitação para a Copa do Mundo Fifa 2014

5 de junho de 2014 - 09:59

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou na tarde desta quarta-feira, 04 de junho, a Solenidade de Encerramento dos Cursos de Capacitação para a Copa do Mundo Fifa 2014, promovido mediante convênio firmado entre a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

Estiveram presentes no evento, o Diretor Geral da AESP/CE, Coronel PM José Herlínio Dutra; o Presidente da Comissão de Cursos SESGE, Tenente Coronel Amarílio Lopes Rebouças e os representantes dos órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Coronel PM Júlio Rocha Aquino (PMCE), Tenente Coronel Ronaldo Roque (CBMCE), Lúcio Pontes Torres (PCCE) e Adilina Feitosa (PEFOCE).
 
Durante os meses de fevereiro a maio de 2014, foram realizados 4 ciclos de capacitação contemplando 11 modalidades de cursos: Atendimento Pré-Hospitalar; Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas cidades – Sede da Copa Fifa 2014; Negociador Policial em Ocorrência de Crises; Sistema de Comando de Incidentes; Segurança e Apoio ao Turista; Uso Diferenciado da Força; Escolta e Batedores; Segurança de Dignitários para Operadores; Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos; Policiamento Montado em Grandes Eventos e Análise Criminal Aplicada a Grandes Eventos.
 
O programa capacitou 798 profissionais das esferas de Segurança Pública Federal, Estadual e Municipal, distribuídos em 29 turmas, divididos  entre agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Perícia Forense (PEFOCE), Corpo de Bombeiros (CBMCE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Aeronáutica, Defesa Civil e Guarda Municipal de Fortaleza. Permitindo uma doutrina única para todas as forças de segurança que atuarão no grande evento.
 
O Diretor Geral da AESP, Coronel Dutra, discorreu sobre as dificuldades e o sentimento de recompensa para a Academia, quando realiza um trabalho de qualidade que vem a atender toda a sociedade cearense e aos visitantes do Ceará. Em discurso representando todos os formandos, o Tenente Coronel BM Ricardo Catanho, ressaltou a importância da Academia para a formação e o crescimento pessoal e profissional dos guardiões da segurança pública.