Curso de Sistema de Comando de Incidentes integra profissionais das esferas Federal, Estadual e Municipal

23 de maio de 2014 - 09:52

A terceira turma do curso de Sistema de Comando de Incidentes, iniciada na última segunda-feira, 19 de maio, no Quarto Ciclo de Cursos de Capacitação para a Copa do Mundo FIFA 2014, do convênio entre a Secretaria Extraordinária de Segurança paraGrandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), integra agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil, Perícia forense (PEFOCE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Aeronáutica, Defesa Civil (COMDEC) e da Guarda Municipal de Fortaleza.

As aulas acontecem no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e tem o objetivo de capacitar os profissionais da área de segurança pública a participar das atividades de comando, controle e coordenação, em resposta a situações de emergência, propiciando a estabilização do incidente e a proteção da vida, da propriedade e do meio ambiente,com aulas teóricas e exemplos práticos de utilização do Sistema de Comandos de Incidentes.

Segundo o coordenador, Ten. Cel. Ronaldo Roque, o foco da capacitação é preparar os participantes para gerenciar situações de crise em acidentes com múltiplas vítimas ou em grandes público, para isso os alunos cumprem um carga horária de 40 horas/aula, entre conhecimentos teóricos e práticos. O curso encerra amanhã (23) com uma simulação de colisão entre um ônibus e um caminhão, durante a ação a equipe terá que coordenar a retirada das vítimas e fazer o gerenciamento de recursos humanos e materiais em uma grande ocorrência.

21.05.2014
Assessoria de Comunicação da AESP/CE