AESP conclui mais dois Cursos de Capacitação para a Copa do Mundo 2014

16 de maio de 2014 - 16:22

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) encerra, hoje, 16 de maio, mais duas edições dos Cursos de Escolta e batedor e Uso Diferenciado da Força. Essas são as primeiras turmas, do Quarto Ciclo de Cursos de Capacitação para a Copa do Mundo 2014 a finalizarem suas atividades.

A terceira turma do Curso de Escolta e Batedor integrou 34 profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Aeronáutica e da Guarda Municipal de Fortaleza, permitindo uma doutrina única para todas as forças de segurança, que cumpriram 40 horas/aula, na sede do BPRAIO. Entre aulas teóricas e práticas, os alunos foram capacitados para atuar na atividade de escolta de autoridades e delegações, como forma de evitar problemas de insegurança que possam causar transtornos aos eventos.

No Curso de Uso Diferenciado da Força, o objetivo é capacitar e aperfeiçoar profissionais de segurança pública no novo paradigma de emprego do uso da força, a luz do que delineia o Ministério da Justiça nas Diretrizes de Uso da Força, balizados na legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência para a preservação da vida, salvaguarda dos direitos e garantias fundamentais, de modo a alcançar a máxima efetividade à dignidade da pessoa humana, principalmente durante os grandes eventos. Em três edições, o curso já capacitou 92 alunos.

Neste último ciclo, ainda estão em andamento, outros quatro cursos: Sistema de Comando em Incidentes, Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos, Segurança de Dignitários e Policiamento Montado em Grandes Eventos. A iniciativa é fruto do convênio entre a Secre­taria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

16.05.2014
Assessoria de Comunicação da AESP/CE
Samara Amaral – (85) 3484.1909 – 8879.7538
Facebook: /aespce
Twitter: @aespce