AESP inicia Quarto Ciclo de Cursos de Capacitação para a Copa do Mundo 2014

9 de maio de 2014 - 16:36

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) inicia, nesta segunda-feira (12), o Quarto Ciclo de Cursos de Capacitação para a Copa do Mundo 2014. A ação, fruto de convênio firmado entre a Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), tem por objetivo a capacitação dos agentes de segurança pública para atuação em grandes eventos, em especial na Copa do Mundo FIFA de 2014.

Neste último ciclo, serão contemplados cursos de Sistema de Comando em Incidentes, Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos, Segurança de Dignitários para Operadores, Uso Diferenciado da Força, Policiamento Montado em Grandes Eventos e Escolta e Batedores, beneficiando 207 profissionais matriculados.  Após a solenidade de início do Quarto Ciclo dos Cursos, os alunos de Segurança de Dignitários e Uso Diferenciado da Força, iniciarão suas primeiras aulas na AESP, os demais cursos serão realizados em diversos pontos de apoio.

Curso Segurança de Dignitários

Durante a realização de grandes eventos, é esperada a chegada de um número relevante de autoridades no Brasil. O curso visa criar condições para que o aluno obtenha conhecimentos, habilidades e competências técnicas necessárias para exercer, de forma padronizada, as ações de segurança de dignitários, realizando proteção tática mais aproximada nos deslocamentos motorizados e a pé.

Curso Uso Diferenciado da Força

O objetivo do curso é capacitar e aperfeiçoar os profissionais de segurança pública no novo paradigma de emprego do uso da força, à luz do que delineia o Ministério da Justiça, baseadas na importância da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência, buscando a preservação da vida e dos direitos e garantias fundamentais, durante os grandes eventos. Deve ser feita a antecipação e adequação dos procedimentos operacionais preventivos, a habilitação para o uso de cada tipo de arma de fogo e de instrumentos de menor potencial ofensivo, além das avaliações técnica, psicológica e física.

:: Balanço

Até abril, a AESP capacitou 608 agentes de segurança, entre policiais civis e militares, bombeiros militares e peritos, distribuídos em 11 modalidades de cursos.

:: Serviço

Solenidade de Abertura do Quarto Ciclo de Cursos de Capacitação para a Copa do Mundo 2014

Data: 12 de maio de 2014
Horário: 8h
Local: Auditório Principal da AESP|CE, localizada na Av. Presidente Costa e Silva, 1251, Bairro Mondubim – Fortaleza/CE.

 
09.05.2014
Assessoria de Comunicação da AESP/CE
Samara Amaral – (85) 3484.1909 – 8879.7538
Facebook: /aespce
Twitter: @aespce