AESP realiza Simulação Geral de Abordagem Policial entre alunos do CFPM/CE

24 de abril de 2014 - 16:08

Os alunos da Terceira Turma do Curso de Formação Profissional para o cargo de soldado da carreira de praças da Polícia Militar do Ceará (CFP/PMCE), realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), participam durante todo o dia de hoje, 24 de abril, de uma grande Simulação de Abordagem Policial, no Ginásio Poliesportivo da AESP/CE.

Os 30 grupos apresentam simulações de abordagens específicas a pessoas em atitudes suspeitas de cometerem atos ilícitos, pertencentes aos mais diversos tipos de público, incluindo pessoas em situação de vulnerabilidade social, como idosos, adolescentes, mulheres, gestantes, pessoas portadoras de necessidades especiais, homossexuais, dependentes químicos e moradores de rua.

O objetivo da simulação é implantar uma doutrina padrão de atuação policial frente aos grupos vulneráveis, preservando e promovendo o respeito aos direitos humanos, e colocando em prática o que foi ensinado durante a disciplina de Técnica Policial Militar.

O treinamento tem carga-horária de 10 horas-aula e compõe uma das práticas didático-pedagógicas da Ação Policial Supervisionada (Estágio Reflexivo), componente curricular obrigatório do Curso.

Os alunos são submetidos a uma avaliação diagnóstica. Ao final a comissão composta pelo Defensor Público, Régis Pinheiro, pelo Comandante do Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO) da PMCE, Maj PM Márcio Oliveira, pelo Comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da PMCE, Cap PM Antônio Gonçalves Cavalcante, do Titular da Delegacia Antissequestro, Del PC Antônio José dos Santos Pastor, e o Maj PM George Benício, da Casa Militar, irá fazer as principais correções nas atitudes e procedimentos dos futuros agentes públicos.

São avaliadas as condutas verbais e físicas dos futuros novos policiais e o cumprimento da lei nas demonstrações.

24.04.2014
Assessoria de Comunicação da AESP/CE
Nádia Juvêncio – (85) 3484-1909 – 8879.7538 – 9695.7834
Facebook: /aespce
Twitter: @aespce