Curso de Uso Diferenciado da Força integra profissionais das forças armadas e da segurança operacional e preventiva

23 de abril de 2014 - 16:49

A segunda turma do Curso de Uso Diferenciado da Força, iniciada ontem, 22 de abril, no Terceiro Ciclo de Cursos de Capacitação para a Copa do Mundo FIFA 2014, do convênio entre a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), integra agentes de segurança da Aeronáutica, da Marinha, do Exército, da Guarda Municipal de Fortaleza e da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

A integração de profissionais das forças armadas, da segurança operacional do Estado e da segurança preventiva municipal garante uma rica troca de experiências, técnicas e saberes ao curso. Ao todo, 27 alunos compõem a turma. A anterior capacitou 30, e uma terceira turma, prevista para o mês de maio pretende beneficiar mais 29 agentes.

Neste cenário que antecede a Copa do Mundo, muito se discute a atuação das forças de segurança. É importante ressaltar que elas devem agir para a garantia da paz social. Portanto, é de extrema relevância para os agentes de Segurança Pública o pleno conhecimento dos pressupostos de emprego uso da força na minimização dos danos físicos e morais que possam surgir, por meio de métodos, estratégias e ações com vistas a obter resultados satisfatórios no combate à criminalidade.

O objetivo do Curso é capacitar e aperfeiçoar os profissionais de segurança pública no novo paradigma de emprego do uso da força, à luz do que delineia o Ministério da Justiça, nas Diretrizes de Uso da Força, baseadas na importância da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência, buscando a preservação da vida e dos direitos e garantias fundamentais, durante os grandes eventos.

Deve ser feita a antecipação e adequação dos procedimentos operacionais preventivos, a habilitação para o uso de cada tipo de arma de fogo e de instrumentos de menor potencial ofensivo, além das avaliações técnica, psicológica e física.

Atua como coordenadora a Escrivã de Polícia Civil e Supervisora de Núcleo de Execução de Altos Estudos de Segurança Pública da AESP/CE, Necy Parente.

23.04.2014
Assessoria de Comunicação da AESP/CE