AESP ministra Cursos em EAD mediante inovação da plataforma Moodle

9 de abril de 2014 - 14:31

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), por meio da Célula de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), mantém em constante atualização e adaptação a plataforma Moodle, software livre que permite a criação de cursos online, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem.

A adaptação da plataforma possibilita à AESP/CE ministrar diversos cursos e disciplinas na modalidade de Ensino a Distância, bem como dispor conteúdos e materiais de estudos dos Cursos Presenciais, além de fóruns de debate, entre outros benefícios.

Há mais de um ano, em dezembro de 2012, a AESP/CE passou a implementar o uso da plataforma em suas atividades. A primeira experiência foi na disciplina de Análise Criminal, do Curso de Aperfeiçoamento de Escrivães e Delegados de 1ª para 2ª Classe da Polícia Civil do Ceará, realizado ainda em 2012. Depois, em 2013, também foi utilizada pelos alunos e professores dos Cursos: Curso de Aperfeiçoamento para Escrivão de 3ª Classe; Curso de Aperfeiçoamento para Escrivão de Classe Especial; Curso de Aperfeiçoamento para inspetor de 2ª Classe; Curso de Aperfeiçoamento para Inspetor de 3ª Classe; Curso de Aperfeiçoamento para Inspetor de Classe Especial. Em 2014 foi utilizada no Curso de Aperfeiçoamento para Delegado de 2ª Classe.

A ideia da implantação da plataforma foi fruto do debate entre diretores e representantes de Academias, no I Encontro de Gestores de Ensino de Segurança Pública do Nordeste (I ENGESP/NE), sediado pela AESP/CE.

O objetivo é inserir disciplinas à distância nos cursos variados e atingir o maior número de profissionais de Segurança Pública, facilitando o acesso para aqueles que moram distantes da Academia e de outros centros de ensino.

Ao todo, a AESP por meio da plataforma Moodle já beneficiou cerca de mil profissionais.

Em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGP), a AESP/CE está realizando inscrições para o Curso de Formação de Tutores em EAD desde o dia 07 de abril, e apenas com dois dias de iniciadas, já estão com mais da metade das vagas preenchidas. Dentre outros objetivos, o curso pretende habilitar os interessados em ministrar aulas em EAD a utilizar corretamente a plataforma.

09.04.2014
Assessoria de Comunicação da AESP/CE
Nádia Juvêncio – (85) 3484-1909 – 8879.7538 – 9695.7834
Facebook: /aespce
Twitter: @aespce