Discentes do CHST/PMCE 2014.1 viajam à Paraíba e Pernambuco a estudos

2 de abril de 2014 - 12:36

Os trinta e três discentes do Curso de Habilitação a Subtenente da Polícia Militar do Ceará (CHST/PMCE), turma I, realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), viajaram a estudos, no período de 23 de março a 28 de março, aos Estados da Paraíba e de Pernambuco, acompanhados pelo TC PM Carvalho, Coordenador Administrativo-Financeiro da PMCE, pelo Coordenador do Curso e Comandante do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente, TC PM Fernandes, e pelo monitor, ST PM Jair.

Na Paraíba, a comitiva foi recepcionada e conduzida pela Cap PM Carla Marques, da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), ao moderno Centro de Educação da PMPB, complexo educacional considerado referência nacional e uma das melhores instituições de ensino do Nordeste e do Brasil, responsável pela formação e aperfeiçoamento de Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, sendo, inclusive, autorizada pelo Conselho Estadual de Educação da Paraíba, órgão vinculado ao MEC, a certificar seus próprios cursos. O Complexo abriga as instalações da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco (APMCB), Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Colégio da Polícia Militar da Paraíba (COM/PB), Núcleo de Pesquisas e Extensão (NUPEX), Núcleo Setorial de Saúde (NSS), Núcleo de Educação a Distância e Biblioteca Profº Jeová Mesquita.

Os participantes também visitaram o Quartel do Comando Geral da PMPB, onde participaram de palestra ministrada pelo Cap PM Bittencourt, que falou sobre toda a estrutura da Corporação e o avançado aporte tecnológico, considerado referência estadual e nacional, pela rapidez de repasse das informações julgadas necessárias, face à eficiência no controle das escalas de serviço, do efetivo, das finanças e das frotas veiculares da instituição. O sistema já foi requisitado pelas Polícias Militares do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Chegando em Pernambuco, a delegação foi conduzida ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), onde foram recebidos pelo Cel PM Sósthenes, Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMPE, juntamente com o Ten PM Henrique e o Maj PM Reginaldo, Comandante do 11º BPM, que falaram acerca da história da corporação, bem como sobre o Programa ?PACTO PELA VIDA?, lançado pelo Governador Eduardo Campos, cujas ações conseguiram reduzir os índices de violência que colocavam Pernambuco como um dos Estados mais perigosos do Brasil e do mundo.

Os alunos puderam, ainda em Pernambuco, conhecer o 12º BPM, unidade operacional integrada com a Polícia Civil, comandada pelo TC PM Eduardo, e considerada modelo na redução dos elevados índices de criminalidade, onde participaram de palestra explanada pelo Comandante e pelo Delegado Ricardo Cysneiros, que detalharam a aplicabilidade das diversas operações desencadeadas em conjunto na referida Área Integrada de Segurança (AIS).

Os futuros subtenentes passaram também pela Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIATur), comandada pelo TC QOPM Ronaldo, onde foram apresentados ao Projeto Social denominado ?CIATUR NA COMUNIDADE?, que consiste em promover a prática de atividades físicas, objetivando a reinserção social de jovens que encontram-se sob o vício de drogas.

A comitiva passou ainda pelo novo Estádio Arena Pernambuco, palco de futuros jogos da Copa do Mundo de 2014, ao Instituto Ricardo Brennand, além de visitarem o acervo de armas brancas do Museu Castelo São João.

Segundo o monitor da turma, ST PM Jair, o grupo trouxe bastante experiência vivenciada e adquirida junto às corporações coirmãs, cujas sugestões serão apresentadas ao Comando Geral da Corporação, por meio de Relatório Circunstanciado, para análise e aplicabilidade no trabalho diário da PMCE, objetivando o aperfeiçoamento dos serviços administrativos e operacionais.

?Ressalte-se ainda que as visitas técnicas e a troca de experiências serviram para fortalecer ainda mais os laços que unem nossas Polícias Militares, contribuindo sobremaneira para a modernização das instituições e o combate à criminalidade na Região Nordeste?, afirma o Subtenente.

02.04.2014
Assessoria de Comunicação da AESP/CE