AESP inicia mais dois novos cursos do convênio com a SESGE

1 de abril de 2014 - 14:59

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) iniciou, ontem, 31 de março, mais dois novos cursos de capacitação para profissionais da Segurança Pública, previstos no convênio entre a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE). São eles: Curso de Negociador Policial em Ocorrências de Crises e Curso de Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos.



Negociador Policial em Ocorrências de Crises

O Curso acontece no Auditório da Superintendência da Polícia Civil do Ceará (PCCE), coordenado pela Escrivã Sandra Moura. Participam 31 discentes, dentre praças e oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), e Delegados e Inspetores da PCCE. Ao todo, o curso contempla 40 horas-aula e deve prosseguir até o dia 04 de abril.

O objetivo é habilitar os profissionais da Segurança Pública ao exercício da função de Negociador Policial, proporcionando conhecimentos técnicos para aumentar a segurança dos envolvidos em ocorrências de alta complexidade, salvaguardando vidas e minimizando riscos.

Eles deverão se preparar para agir ao deparar com situações que envolvam o emprego de técnicas de gerenciamento de crises, como roubos paralisados com reféns, ocorrências de suicidas, rebeliões em unidades prisionais e manifestações de caráter social de todas as ordens. Em todas estas ocasiões, o negociador é indispensável para o desfecho aceitável dos eventos.

No primeiro dia de aula, o instrutor Álvaro Manuel, Inspetor de Polícia Civil, introduziu a temática de Negociador Policial em Ocorrência de Crises. Os discentes passarão também pelas disciplinas de Noções de Direitos Humanos, Gerenciamento de Crise, Teoria Geral da Negociação, Primeiro Interventor e Alternativas Táticas.



Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos

Prossegue até o dia 17 de abril, com carga-horária de 120 horas-aula. Acontece na sede do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da PMCE. Contempla 28 discentes, dentre eles oficiais da SSPDS, PMs do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE) e do Batalhão de Policiamento de Choque (BPCHOQUE), Inspetores de Polícia Civil, e Peritos da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE).

Coordena a capacitação, o Capitão PM Steici, do 5ºBPM, e Técnico em Explosivos. No primeiro dia, foi ministrada pelo Cap PM Alckmin, também técnico em explosivos e lotado no BPCHOQUE, a disciplina de Contramedidas em EOD (Artefatos Explosivos Industrializados) / IED (Artefatos Explosivos Improvisados) / UXO (Artefatos Explosivos Falhados).

O objetivo é ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos especialistas para que possam identificar procedimentos específicos, para realizar, com segurança, intervenções em incidentes com bombas e explosivos, focadas nos preceitos teóricos e nos princípios lógicos para decidir sobre a melhor técnica a ser empregada em cada caso, tendo em vista salvar vidas, proteger o patrimônio e, se possível, a preservação de evidências.

Serão ministradas ainda as disciplinas de Legislação Antibombas, Química aplicada aos Explosivos, Gestão de Incidentes com Bombas e Explosivos, Buscas e Vistorias Antibombas, Noções de Procedimentos QBNR, Equipamentos Antibombas, e Noções de Pós-Explosão.

01.04.2014
Assessoria de Comunicação da AESP/CE
Nádia Juvêncio – (85) 3484-1909 – 8879.7538 – 9695.7834
Facebook: /aespce
Twitter: @aespce