Iniciado Curso de Controle de Distúrbios Civis ministrado por agentes do FBI

24 de março de 2014 - 18:04

Iniciou, na manhã de hoje, 24 de março, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), o Curso de Controles de Distúrbios Civis, promovido pela Secretaria Extraordinária de Segurança Para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) e pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), e desenvolvido pelo Federal Bureau Investigation (FBI), por meio do Grupo de Resposta a Incidentes Críticos, em parceria com o Departamento de Polícia de Los Angeles e Chicago.

Esta edição do Curso contempla a capacitação de 40 profissionais de Segurança Pública de cinco dos doze Estados-Sede da Copa do Mundo FIFA 2014, que ocorrerá em junho. São eles: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia e Ceará. Foram selecionados agentes que atuam em funções de comando, supervisão ou tomada de decisões, operações de controle de distúrbios, e na área de inteligência, investigação e identificação de grupos específicos em grandes eventos.

O Curso é fruto da parceria da SESGE com a Embaixada Americana.

Participaram da mesa de honra: Thomas Vlassak, Delegado de Polícia Federal e Representante Regional da Polícia Criminal Internacional (Interpol/Brasil) em Fortaleza, representando o Secretário Extraordinário de Segurança Para Grandes Eventos, Andrei Augusto Passos Rodrigues; a Secretária Executiva da AESP/CE, Delegada de Polícia Civil Eliana Gondim, representando o Diretor Geral, Cel PM Herlínio Dutra; Roberto Quiroga, representando o Diretor do Departamento de Segurança Diplomática da Embaixada dos Estados Unidos; Major PM Jansen Braga, representando o Secretário da SSPDS-CE, Servilho Paiva; Cel PM  Roberto Pereira Alves, representando o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Cel PM Lauro Prado; e André Vale Salles de Andrade, Coordenador do Curso por parte da SESGE/MJ.

Roberto Quiroga falou sobre o impacto extremamente positivo do Curso para a Segurança Pública do Brasil. ?Iremos realizar um grande intercâmbio de conhecimentos, boas práticas e experiências. Estamos honrados em trabalhar com todos?.

Na abertura, Thomas Vlassak afirmou que a SESGE busca, além de fornecer equipamentos e apoio material ao Estados, dar treinamentos aos profissionais que agirão nos grandes eventos.

?O conhecimento adquirido aqui não servirá apenas para a Copa do Mundo, mas para grandes eventos como um todo, como o encontro do BRICS (Bloco Econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e as Olimpíadas do Rio de Janeiro. É uma alegria quando podemos agregar as forças dos países para conquistar um objetivo em comum, que é a estabilidade deles e da sociedade mundial. A SESGE espera contribuir com a já exitosa atividade dos senhores. Este feliz trabalho em conjunto com a Embaixada Americana foi feito para somar à expertise já existente de vocês?, afirmou.

Atuam como instrutores do Curso, Timothy Gutierrez, Agente Especial do FBI há 15 anos, Philip Fontanetta, Comandante do Planejamento de Incidentes da Polícia de Los Angeles (EUA), David Eaton, Analista de Inteligência do FBI, Gregory Wind, Agente Especial há 13 anos, Brian Hartsfield e Keith Morrison, ambos da Delegacia de Polícia do Condado Cook.O instrutor Timothy Gutierrez afirmou que nos diversos encontros com os profissionais da Polícia Militar do Brasil tem aprendido muito. ?Esta é uma oportunidade para aprendermos em conjunto, trocarmos ideias. Vimos que vocês têm muito conhecimento e experiência. É uma honra estar com todos vocês. Acho que estamos focados no mesmo objetivo. Estou me sentindo confiante, pois acho que até o final da semana, conseguiremos responder todas as dúvidas e questionamentos, pois temos o grupo certo de instrutores para isso?.

24.03.2014
Assessoria de Comunicação da AESP/CE
Nádia Juvêncio ? (85) 3484-1909 – 8879.7538 – 9695.7834
Facebook: /aespce
Twitter: @aespce