Servidoras da AESP participam do I Encontro sobre o Perfil de Gênero dos Policiais Militares de Estado

20 de março de 2014 - 14:04

Servidoras da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) participaram, na manhã de hoje, 20 de março, do “I Encontro sobre o Perfil de Gênero dos Policiais Militares de Estado – Mulher: 20 anos de inserção na Polícia Militar do Ceará”, coordenado pelo Núcleo de Estudos sobre Direitos Humanos e Políticas de Segurança Pública do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pelo Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Auditório da Universidade do Parlamento, da Assembleia Legislativa do Ceará.

Segundo a organização do evento, o objetivo foi debater sobre a história das mulheres nas Instituições de Segurança Pública no Brasil e sensibilizá-las a participar da pesquisa sobre o Perfil das Mulheres na Polícia Militar do Ceará.

A abertura do evento foi feita pela Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), Regina Miki. Para ela, um dos pilares do Estado Democrático de Direito é ter uma Polícia fortalecida. Para isso, deve-se proporcionar um plano de carreira, a ascensão profissional justa aos profissionais da corporação. “As mulheres não querem comandar nada sozinhas, e sim, partilhar com os homens e complementar o olhar dele sobre a Segurança. As ascensões são complicadas. Elas querem que se preserve a meritocracia e ascenda quem tem de ascender, e não ter que, para isso, ser homem”.

Após a abertura, foi ministrada pela Profª. Dra. Maria do Socorro Ferreira Osterne, a palestra “A História das Mulheres  nas Instituições de Segurança Pública e o Direito à Identidade de Gênero”. Depois, as participantes preencheram o formulário da pesquisa para traçar o perfil das mulheres na Polícia Militar do Ceará.

Para a Tenente PM Adeirla Freitas, Supervisora do Núcleo de Planejamento de Formação Profissional, afirmou que a “Secretária Nacional de Segurança Pública foi muito feliz em expor as dificuldades que a mulher enfrenta no ramo e ainda sobre a necessidade das mulheres continuarem buscando ocupar seu espaço com firmeza”.

20.03.2014
Assessoria de Comunicação da AESP/CE