Alunos do Curso de Sistema de Comando em Incidentes passam por simulado de ocorrências

25 de fevereiro de 2014 - 13:27

Os alunos da primeira edição do Curso de Sistema de Comando em Incidentes (SCI), realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), mediante convênio com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), do Ministério da Justiça, participaram, no último dia 21 de fevereiro, de simulado de atendimento de ocorrência de desastre, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros.

O treinamento foi baseado no protocolo de atendimento de ocorrências, em que as ações das forças de Segurança Pública são planejadas de acordo com o emprego das técnicas de Sistema de Comando de Incidentes.

CURSO – O Curso, iniciado no dia 17 de fevereiro, tem como objetivos conceituar os Sistemas de Comando de Incidentes, identificar os princípios aplicáveis do SCI, reconhecer e manusear os formulários utilizados; desenvolver e exercitar habilidades para participar da execução do modelo de gerenciamento que envolve comando, controle e coordenação, em resposta às situações de emergência; indicar entidades e profissionais, de atuação específica, para fins de solução do evento; e fortalecer atitudes para reconhecer a importância de atuar sob coordenação de ações.

Uma nova turma deve ser iniciada no dia 10 de março. Ao todo, 69 profissionais devem ser contemplados nas duas edições.

SCI – O SCI é uma técnica de procedimentos adotada amplamente em vários países do mundo, principalmente nos Estados Unidos, devido à ocorrência de grandes catástrofes naturais e humanas. Ela é aplicada nos incidentes que necessitem o emprego de diversos órgãos do Sistema de Segurança Pública e da sociedade civil.

A técnica tem como pressuposto a importância da comunicação entre os órgãos operadores na situação do incidente, de maneira que cada órgão e cada agente saiba qual papel desempenhar, bem como a utilização dos recursos materiais e humanos na operação.

25.02.2014
Assessoria de Comunicação da AESP|CE
Nádia Juvêncio (nadia.juvencio@sspds.ce.gov.br/ (85) 3484.1909 / 8774.6894)
Twitter: @aespce
Facebook: aespce