AESP|CE celebra o Dia da Não Violência

30 de janeiro de 2014 - 16:05

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP|CE) celebra a data 30 de janeiro, que foi proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia da Não Violência, em homenagem ao grande líder pacifista, Mohandas K. Gandhi, o Mahatma, indiano morto em 1948, após lutar pacificamente durante décadas pela independência da Índia, colonizada pela Inglaterra, e a favor da defesa dos direitos humanos e da justiça em todo o mundo.

Os principais ideais do pacifista eram a verdade, o amor, a simpatia entre os seres, o perdão, a força de vontade, a ausência de orgulho e a não-violência em qualquer contexto social.

A Índia conquistou, ao fim de 40 anos, a independência em 1947, porém foi dividida em dois estados, criando a Índia e o Paquistão, contra a vontade e os ideais de Gandhi.

No ano seguinte, ele foi assassinado, por um hindu radical que o responsabilizava pelo enfraquecimento do novo governo. Por isso, 30 de janeiro é uma data dedicada à educação, à solidariedade e ao respeito pelos direitos humanos, à promoção de uma Cultura de Paz, e ao repúdio a todo e qualquer tipo de violência.

No Ceará, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), escolheu esta data para lançar a Campanha em defesa das vítimas de crimes violentos. O lançamento será às 15h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com palestra da subsecretária de proteção às vitimas de violência do Distrito Federal, Valéria de Velasco, e apresentação de um grupo teatral. A ação permitirá divulgar os serviços do Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV), vinculado à Sejus.

O CRAVV, é um programa estadual que oferece suporte psicológico, social e jurídico àqueles que sofrem danos causados pela violência. Este Centro de Referência funciona na sede da Sejus, localizada na Rua Tenente Benévolo, nº 1055, Bairro Meireles, Fortaleza (CE), oferecendo atendimentos de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Mais informações sobre a Campanha em defesa das vítimas de crimes violentos e sobre o CRAVV:
Fones: (85) 3101.8858 – 3101.5104
E-mail: cravv@sejus.ce
Portal da Sejus: www.sejus.ce.gov.br

30.01.2014
Assessoria de Comunicação da AESP/CE
Nádia Juvêncio – (85) 3484.1909 – 9695.7834
Facebook: /aespce
Twitter: @aespce