AESP inicia Curso de Habilitação a Subtenente da PMCE para 66 sargentos

21 de janeiro de 2014 - 08:32

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) iniciou, no dia 13 de janeiro, no 5º batalhão de Polícia Militar do Ceará (5ºBPM-CE), duas turmas do Curso de Habilitação a Subtenente da PMCE (CHST/PMCE), contemplando 66 sargentos.

O Diretor Geral da Academia, Cel PM Roosevelt Alencar, na última sexta-feira, 17 de janeiro, realizou visita às duas turmas, sendo recebido pelos Coordenadores e Monitor de ambas as turmas.

CURSO – O CHST/PMCE de carga-horária de 480h/a, com conclusão prevista para 05 de abril de 2014, tem a finalidade, conforme Alencar, de aprimorar, atualizar e ampliar os conhecimentos necessários à ascensão profissional de sargentos da PMCE para que estejam aptos a conquistarem a graduação em sua corporação, conforme previsões constitucionais, e com base nos eixos técnico-científico, humanístico-jurídico e de valorização profissional dos agentes de segurança pública.

A matriz curricular do Curso está de acordo com decreto nº 13.276, de 13 de agosto de 2013, nos quais serão abordados os mais diversos assuntos voltados para questões sociais, resolução de conflitos e práticas procedimentais do cotidiano operacional.

Dentre as disciplinas que serão ministradas no decorrer da capacitação estão: Ética, Cidadania, Direitos Humanos e Segurança Pública, Fundamentos de Direito Administrativo, Penal, Penal Militar e Processual Penal Militar, Legislação da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Armas e Munições Letais e Menos Letais e Equipamentos, Telemática, Comunicação Social e outras.

A turma I do CHST|PMCE, por meio do Ten Cel Carvalho Moura, Coordenador Administrativo Financeiro da PMCE, especialista em Policiamento Comunitário pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e em Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul/SC), e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), está concluindo a disciplina Finanças e Orçamento Público.

Já a turma II recebe aulas de Português Instrumental e Redação Oficial, ministradas pelo Major PM Veras, que é mestre em Educação, especialista em Gestão Escolar e graduado em Pedagogia, ambas as formações concluídas pela UECE.

O Diretor Geral da Academia, Cel Alencar, recepcionado pelos Coordenadores, Ten Cel PM Fernandes e Ten Cel Willamar Galvão, das turmas I e II, respectivamente, e o Monitor da turma I, Subtenente PM Jair, afirmou aos discentes do Curso, que o ideal da AESP sempre será formar profissionais que saiam às ruas preparados para exercer suas funções, com respeito às diferenças sociais, e com foco na dignidade da pessoa humana, contribuindo para a diminuição da violência social. “Temos de agir sempre dentro da legalidade, necessidade, proporcionalidade e imparcialidade, sem se esquecer da sua segurança e dos demais envolvidos. A AESP/CE tem a obrigação de cuidar muito bem de todos que por aqui passam”.

21.01.2014
Assessoria de Comunicação da AESP/CE
Nádia Juvêncio – (85) 3484-1909 – 9695.7834
Facebook: /aespce
Twitter: @aespce