Candidatos do CFP/PCCE participam de Estágio Supervisionado em delegacias da Capital e RMF

18 de dezembro de 2013 - 09:59

Candidatos ao cargo de inspetor de primeira classe do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil do Ceará (CFP/PCCE), realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), encerraram, na última sexta-feira, 13 de dezembro, o Estágio Supervisionado, em delegacias especializadas, distritais e metropolitanas do Estado.

O Estágio faz parte da matriz curricular do Curso, compondo 72 horas-aula. As atividades iniciaram no dia 02 de dezembro, com a apresentação do Seminário Introdutório, referente às informações prévias sobre os procedimentos e a conduta que os candidatos deveriam ter nas delegacias.

Os candidatos foram organizados em grupos de cinco a sete e passaram por duas delegacias durante quatro dias, em horário integral, de oito horas por dia, em cada uma.

Mais de 50 delegacias receberam os estagiários. Nelas, eles puderam acompanhar os procedimentos de lavratura de flagrantes, termos circunstanciais de ocorrência, registro de boletins de ocorrência, observar a condução de presos, a vistoria de xadrez, e outras atividades operacionais e técnicas de Polícia Judiciária. Eles também tiveram acesso aos sistemas informacionais e aos inquéritos policiais.

Segundo o Coordenador do Curso, DPC Demóstenes Cartaxo, o estágio possibilita aos candidatos aplicarem as teorias dos ensinamentos angariados na Academia à prática operacional.

Para o Diretor Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, os integrantes do Curso de Formação Profissional têm a oportunidade, desde cedo, de estudar componentes curriculares voltados para as questões sociais e a resolução de conflitos, finalizando com o estágio que possibilita a aproximação do futuro policial civil com as atividades de polícia judiciária nas delegacias, cujo maior destinatário é a sociedade.

17.12.2013
Assessoria de Comunicação da AESP|CE
Nádia Juvêncio (nadia.juvencio@sspds.ce.gov.br/ (85) 3484.1909/ 8774.6894)
Twitter: @aespce
Facebook: aespce