Campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres é aderida pelo Ceará

6 de dezembro de 2013 - 09:50

Desde o dia 25 de novembro, adotado como o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, vários estados e municípios do Brasil aderiram à Campanha de 16 dias de ativismo contra este tipo de agressão.

A campanha é antiga e foi lançada em 1991, por 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

O movimento de mulheres escolheu este período do ano, por reunir significativas datas históricas, marcos de lutas das mulheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de novembro, Dia Internacional da não Violência Contra as Mulheres, e finalizando no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Desse modo, a campanha vincula a denúncia e a luta pela não violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos.

Os 16 dias de ativismo conquistaram espaço na agenda brasileira. O Brasil, entretanto, antecipa a campanha para o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, ampliando, no País, para 20 dias de ativismo na defesa da mulher.

No Ceará, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres (CEPAM) do Gabinete do Governador instituiu uma programação especial referente à Campanha. Clique aqui para visualizar a programação da CEPAM para o mês de dezembro.

A CEPAM está também em processo de finalização e planejamento das duas Unidades Móveis de Atendimento e Acolhimento às Mulheres do Campo Vítimas de Violência, preparadas para circular em áreas rurais. Os ônibus levarão serviços de segurança pública, justiça, assistência psicossocial e empreendedora, facilitando o acesso à Lei Maria da Penha e aos direitos das mulheres.

A ação vem da Adesão ao programa "Mulher, Viver sem Violência". Com a assinatura do termo de adesão, o Estado do Ceará receberá do Governo Federal duas ‘Unidades Móveis de Atendimento e Acolhimento às Mulheres do Campo Vítimas de Violência’ e a construção da "Casa da Mulher Brasileira".

 
Com informações de:
http://cepamce.blogspot.com.br/2013/11/campanha-mundial-dos-16-dias-de-ativismo.html