AESP parabeniza Peritos Criminais do Ceará pelo dia 04 de dezembro

4 de dezembro de 2013 - 15:58

No dia de hoje, 04 de dezembro, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), parabeniza todos os Peritos Criminais do Ceará, pelo Dia Nacional do Perito Criminal, profissional, servidor público, que utiliza a ciência e a tecnologia para coletar e analisar crítica e cientificamente provas que contribuem para a resolução de crimes e para a execução da Justiça.

A escolha do dia 4 de dezembro como o Dia Nacional do Perito Criminal foi uma homenagem ao patrono dos peritos criminais, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse dia. Otacílio morreu tragicamente, em 1976, após sofrer uma queda de um precipício, quando periciava duas mortes ocorridas em local de difícil acesso, no interior do Estado de Minas Gerais. A data foi aprovada pelos membros da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), durante o IV Congresso Nacional de Criminalística, e passou a fazer parte do Estatuto da organização.

A AESP se orgulha por poder formar e capacitar para os quadros da Perícia Forense do Ceará (PEFOCE), por meios de Cursos de Formação e Capacitação, profissionais tão importantes como esses, qualificados e envolvidos no combate ao crime.

Em maio de 2013, a AESP formou 128 profissionais de Perícia Forense, dentre eles, 40 peritos que já atuam ajudando a desvendar crimes em todo o Estado.