AESP prepara 885 profissionais de Polícia Civil para Cursos de Ascensão

29 de novembro de 2013 - 15:39

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) está preparando 885 profissionais, entre inspetores e escrivães, distribuídos em 24 turmas de Cursos de Ascensão Profissional de Polícia Civil do Ceará (PCCE).

As turmas iniciaram ainda em outubro e as últimas devem ter término em dezembro. As turmas iniciadas foram: uma do Curso de Aperfeiçoamento de Inspetor de 2ª Classe, onze do Curso de Aperfeiçoamento de Inspetor de 3ª Classe, oito do Curso de Aperfeiçoamento de Inspetor de Classe Especial, uma do Curso de Aperfeiçoamento de Escrivão de 3ª Classe, e três do Curso de Aperfeiçoamento de Escrivão de Classe Especial.

As turmas puderam participar de palestras nos Seminários de Abertura. Foram elas: “A importância da Análise Criminal e Estatística na Segurança Pública Moderna”, ministrada pelo Prof. Dr. José Raimundo de Araújo Carvalho Júnior, “Crimes Funcionais Comuns”, apresentada pelo Juiz Federal Titular da 21ª Vara em Fortaleza, Agapito Machado, “A importância da ética, da moral e da disciplina na atividade policial”, aplicada pelo Delegado de Polícia Civil e Titular da Delegacia de Assuntos Internos Assuntos Internos da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), Jacob Stevenson, “Segurança Pública no Brasil”, ministrada pelo DPC Quintino Farias, Assessor Jurídico da PCCE, “Prevenção de Ataques Terroristas em Sistemas de Ônibus e Ferroviários”, conferida por Paulo Cid Torres.

Os cursos têm duração de quatro semanas. As aulas ocorrem de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h50. Duas semanas são de aulas presenciais e as demais ocorrem à distância, por meio da utilização da plataforma Moodle.

Dentre as disciplinas aplicadas aos cursos se encontram a Legislação aplicada à Polícia Judiciária e da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Tiro Policial Defensivo, Abordagem Policial, Criminalística, dentre outras.