AESP forma mais 1.057 novos soldados da PMCE

4 de novembro de 2013 - 12:31

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), representada pela Direção Geral e por demais colaboradores, prestigiou, na última sexta-feira, 01 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), a Solenidade de Posse dos 1.057 novos soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE), formados pela AESP.

SOLENIDADE – A cerimônia foi presidida pelo Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, e também contou com a participação do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva, a Secretária de Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, a Assessora Especial da Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas, Socorro França, do Comandante Geral da PMCE, Cel PM Lauro Prado, do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Cel BM João Araújo Gurgel, o Delegado Geral da Polícia Civil do Ceará, Andrade Junior, dentre outras autoridades.

Na ocasião, os novos soldados marcharam em continência às autoridades, bem como fizeram o juramento, comandado pela SD PM Débora. Após a leitura do ato de nomeação, foi realizada a colocação das insígnias nos formandos pelos padrinhos e madrinhas. O tradicional ?fora de forma? também foi realizado, concretizando a emoção e a empolgação dos formandos.

Os soldados que obtiveram as melhores notas gerais no Curso de Formação Profissional, foram homenageados com os Diplomas de Honra ao Mérito Intelectual, expedidos pela AESP, e entregues por Cid Gomes, Servilho Paiva e Cel PM Lauro Prado, aos três primeiros colocados, o SD PM Jose Weverton Silva Sales, o SD PM Francisco Samuel de Souza Ferreira e o SD PM Kelton Valentim de Araújo.

Segundo o Governador do Estado, o novo contingente reforçará a prevenção do crime especialmente na região metropolitana de Fortaleza.

?No Brasil, especialmente no Nordeste, há um agravamento nos indicadores da segurança pública, mas acredito que se faz segurança pública não de forma exclusivamente pela força, mas com todo o aparato preventivo. E esse reforço que a Polícia Militar recebe deve estar muito bem motivado, consciente do seu trabalho e comprometido com o papel que deve desempenhar a partir de hoje. Não quero me omitir da responsabilidade que tenho em garantir segurança a cada um dos oito milhões de cearenses. Não descansarei um minuto no trabalho e na missão de permitir uma sociedade mais segura para o povo, mas para isso eu e todos nós contamos muito e temos a expectativa no trabalho de vocês?, discursou Cid Gomes aos novos soldados.

O Governador anunciou ainda a convocação de uma terceira turma, com mais 1.100 vagas para novos policiais militares, até o próximo dia 15 de novembro. A partir da convocação, os candidatos aprovados no concurso passarão pelas etapas de formação e capacitação na AESP.

No mesmo período, Cid Gomes se comprometeu a convocar 270 novos policias bombeiros e 30 novos oficiais bombeiros. ?Também quero anunciar o investimento de R$ 80 milhões na segurança pública, que serão destinados a aquisição de equipamentos, melhorias na área e tudo o que for necessário para que os policiais prestem um bom serviço?, destacou o Governador.

CURSO – A segunda turma do CFP/PMCE iniciou as atividades em abril deste ano. Os candidatos passaram por carga-horária de 1.020 horas-aula, entre disciplinas teóricas e práticas, dentre elas: Sociedade, Ética e Cidadania; Ordem Unida, Tiro Policial, Fundamentos Psicossociais do Fenômeno da Violência, Isolamento e Preservação do Local do Crime e Sinistro, Armas e Munições Letais e Menos Letais e Equipamentos, Defesa Pessoal, Técnica Policial Militar, entre outras.

Como atividades complementares, os candidatos assistiram a seminários e palestras sobre Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Maria da Penha, Estatuto do Torcedor, Diversidades Sociais e Culturais, Análise de Ocorrências Operacionais, Estatuto do Idoso e Prevenção ao uso de Drogas: O Papel do Policial Militar. Eles também passaram por estágio supervisionado nas unidades da PMCE.

Ainda em fevereiro deste ano, a PMCE já havia recebido o reforço de 920 policiais, também formados pela AESP.