AESP realiza Solenidade de Formatura dos Cursos de Ascensão Profissional

30 de outubro de 2013 - 10:53

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou, na tarde da última sexta-feira, 25 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), a Solenidade de Formatura dos Cursos de Ascensão Profissional realizados neste ano. Foram eles: Curso Superior de Segurança Pública (CSSP), Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), Curso de Habilitação a Sargento (CHS) e Curso de Habilitação a Cabo (CHC).

CURSOS – O CSSP e o CAO proporcionam aos oficiais ascenderem aos postos às mais altas graduações da PMCE e do CBMCE. Neste ano, além do Ceará, os cursos também habilitaram oficiais de outros estados da Federação, como: Espírito Santo, Paraíba, Sergipe, Maranhão e Amapá.

O CHC forma, nesta ocasião, mais sete turmas, das 14 previstas para este ano. O CHS habilita mais quatro turmas. Ao todo, 399 profissionais concluem os cursos.

Todos os cursos já atendem às diretrizes das novas matrizes curriculares adequadas à Matriz Curricular Nacional, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com base na construção do Perfil Profissiográfico e mapeamento de competências técnicas (conhecimento e habilidade) e comportamentais (atitudes) dos profissionais da segurança pública do Brasil.

As novas matrizes priorizam áreas temáticas voltadas para a resolução de conflitos e para o atendimento a ocorrências decorrentes das novas realidades sociais, buscando a humanização e a valorização profissional dos profissionais, para que possam assegurar, com eficiência, o bem-estar social.

SOLENIDADE ?
Na ocasião, o Diretor Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, parabenizou os formandos pela habilitação, e futuramente, pela possível promoção. Alencar afirmou que o ideal da AESP é ?formar profissionais que saiam às ruas preparados para exercer suas funções com respeito às diferenças sociais e com foco na dignidade da pessoa humana, contribuindo para a diminuição da violência social?.

Segundo ele, os formandos estão preparados para assumirem novas e importantes funções nas Corporações em prol da sociedade. (Clique aqui para ver o discurso na íntegra).

O Maj PM Vieira Júnior, discente do CSSP, orador da turma, falou aos demais formandos, destacando a importância de ter cumprido o último curso obrigatório na carreira do oficialato e sobre o desejo de um dia galgar o derradeiro postos das Corporações e gerir os rumos das Instituições a qual pertencem.

?O término deste curso indica para os concludentes o início de uma nova etapa profissional, onde depois de absorvermos cada conteúdo transmitido, comprometemo-nos em continuar fazendo de nosso serviço um  sacerdócio, na intensa expectativa de que cada amanhecer anuncie a esperança de dias muito mais promissores, calmos e tranqüilos para a nossa sociedade?, destacou.

Ele ainda agradeceu ao Diretor Geral e a todos os demais colaboradores da AESP pela ?probidade e isenção? na execução dos cursos.

Durante o evento, Maj PMCE João Vieira Júnior (CSSP) foi homenageado com o Diploma de Honra ao Mérito Intelectual, juntamente com o Cap PMCE Isaac Rodrigues do Nascimento (CAO), o CB PMCE Francisco Lourival da Silva (CHS) e o SD PMCE Roner Gomes da Silva (CHC), por terem obtido a melhores média nos cursos.

HABILITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL – A AESP, somente no ano de 2012, formou 1.794 e aperfeiçoou 1.178, além de 8.572 no Ensino a Distância (EaD), beneficiando 11.544 profissionais de segurança pública da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense.

Atualmente, a Academia atende a maior demanda de cursos de ascensão profissional da história da Polícia Civil do Estado do Ceará, capacitando, no período de 14 de outubro a 20 de dezembro de 2013, cerca de 900 profissionais, dentre escrivães e inspetores.

Esse número se torna mais expressivo quando se leva em consideração os cursos de formação continuada e de extensão das outras vinculadas, totalizando 1.579 profissionais aperfeiçoados no decorrer deste ano de 2013, somente na modalidade do ensino presencial.