AESP promove II AESP Alegria

21 de outubro de 2013 - 15:08

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) promoveu, na manhã do último sábado, 19 de outubro, o ?II AESP Alegria: um sonho de ser criança?, evento em comemoração ao Dia das Crianças. Colaboradores e discentes da AESP, bem como servidores das demais instituições vinculadas à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) e alunos da Escola Municipal Osmírio Barreto e as crianças da Comunidade Parque Vitória, circunvizinhas da AESP participaram e trouxeram seus filhos para o evento. Cerca de aproximadamente mil pessoas, dentre elas, 700 crianças estiveram presentes.

O II AESP Alegria consistiu numa manhã de diversas atividades voltadas ao público infantil. Houve muitas brincadeiras, apresentações culturais e artísticas que trataram, de maneira lúdica, de questões relacionadas à segurança e à responsabilidade social.

Além disso, várias unidades da Polícia Militar do Ceará (PMCE) fizeram apresentações de suas atividades, como o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO), o Regimento de Polícia Montada (RPMONT), a 4ª Cia do Batalhão de Choque (BPCHOQUE) ? Canil, e o Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCOM), com a apresentação do teatrinho de fantoches da Turminha do Ronda, que falou sobre prevenção às drogas, à violência e sobre ser crime passar trotes para as centrais de urgência e emergência.

As crianças também puderam se divertir com os brinquedos infláveis e jogos e números de recreação, aplicados por alunos do Curso de Educação Física da Universidade Estácio FIC. As crianças menores também tiveram um espaço dedicado especialmente para elas, onde puderam desenhar e fazer pinturas no corpo.

As pessoas que vieram participar do evento também puderam ajudar a Academia na Campanha de Doação de Brinquedos, que deve beneficiar crianças em situação de vulnerabilidade social. As crianças a serem contempladas pertencem à Comunidade Parque Santa Vitória e à Casa do Menor São Miguel Arcanjo e ao Lar Santa Mônica, do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). A campanha ainda se estende até hoje, 21 de outubro. Os brinquedos estão sendo coletados, de 8h às 17h, na sede da Academia (recepção do térreo e primeiro andar).



AESP ORIENTA
? Durante o evento foi realizado o I AESP Orienta, uma corrida de orientação em família, que exigiu de crianças e adultos, um bom condicionamento físico e cognitivo. A Corrida consistiu no cumprimento de atividades diversas, distribuídas em 12 postos de orientação, espalhados pela Academia. Cada equipe, formada por, três integrantes, entre eles um discente, servidor ou colaborador da AESP, teve de cumprir o que foi pedido em cada posto, para somar pontos.

Ao final, o grupo que teve a maior pontuação e terminou a prova em menor tempo foi a equipe ?Inimputáveis?, formada pelos candidatos ao cargo de inspetor de primeira classe da Polícia Civil da Ceará, Roberto Sinibaldi, Roger Mano e Sandro Almeida.

O segundo lugar ficou com o grupo ?Abençoados?, dos discentes do Curso de Habilitação a Oficiais Antônio Carlos e Alex Policarpo e do jovem estagiário do Projeto Primeiro Passo Gabriel Abreu.

O terceiro lugar ficou com a equipe ?Folha Seca? formada pelos alunos do CFP/PCCE Brasil, Freitas e Ellen.

Objetivo da AESP foi realizar um momento de lazer para os colaboradores e discentes, bem como, promover a integração com as famílias dos futuros e atuais profissionais de segurança pública, além de incentivar a promoção da cultura e da cidadania.