AESP realiza Aula Inaugural dos Cursos de Ascensão da Polícia Civil

16 de outubro de 2013 - 12:23

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), realizou, na manhã de ontem, 14 de outubro, a Aula Inaugural das seis turmas dos Cursos de Ascensão Profissional da Polícia Civil do Ceará, com palestra de tema ?A importância da Análise Criminal e Estatística na Segurança Pública Moderna?, ministrada pelo Prof. Dr. José Raimundo de Araújo Carvalho Júnior.

Os discentes estão divididos entre os Cursos de Aperfeiçoamento para Escrivão de 3ª Classe e para Inspetor de 3ª Classe, e o Curso de Aperfeiçoamento para Inspetor de Classe Especial.

Prestigiaram o evento o Diretor Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, a Coordenadora Geral de Ensino e Instrução da Academia, DPC Jeovânia Holanda, o Assessor Especial de Extensão e Cultura da AESP, Prof. Dr. Germano Magalhães e o Assessor Técnico de Extensão e Cultura da AESP e Coordenador Geral dos Cursos, Cap PM José Liberato.

Segundo a Coordenadora Geral de Ensino e Instrução, DPC Jeovânia Holanda, o trabalho dos profissionais da Polícia Judiciária é muito importante e gratificante pois lastreia o inquérito criminal, que é a base da Justiça Criminal. ?O magistrado depende da eficácia, da qualidade das provas criminais produzidas pelos senhores. Sintam orgulho dessa missão.?

O Diretor Geral, Cel PM Alencar, deu as boas vindas aos discentes e falou sobre a importância do aperfeiçoamento no ensino que é recebido e repassado pela Academia. Ele afirmou que os cursos de ascensão proporcionam um momento de crescimento e valorização profissional. ?O importante não é sabermos de tudo, mas que possamos formar equipes competentes e que consigam responder aos anseios da sociedade?.

PALESTRA ? O Prof. Dr. José Raimundo de Araújo Carvalho Júnior apresentou o que se faz de mais moderno em análises criminais e estatísticas. Segundo ele, o objetivo da aula não era encher os alunos com números e fórmulas, mas mostrá-los como toda essa matemática pode se tornar conhecimento prático para fundamentar as ações da Polícia Judiciária.

Segundo ele, a análise policial está intrinsecamente ligada à estatística. ?Todo fenômeno quantitativo precisa ser analisado criticamente, para não se ter um apenas um grande volume de dados. A partir deles, podemos traçar perfis da criminalidade, mapear as áreas de violência.?

Segundo José Raimundo, o acesso global a todo tipo de informação deve estar aliado às ações estratégicas e operacionais para aperfeiçoar o trabalho policial.

O Prof. Dr. José Raimundo de Araújo Carvalho Júnior é graduado em Engenharia Civil (UFC), mestre e PHD em Economia. Atualmente, presta serviços de consultoria científica à Secretaria de Segurança Cidadã de Fortaleza. É professor associado da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor do Curso de Pós-Graduação em Economia da UFC e coordenador do Laboratório de Econometria e Otimização da UFC (LECO/UFC).

CURSOS – A AESP abre com a inovação do EaD os cursos de ascenção profissional da PCCE. Ao todo serão contemplados pelos Cursos 194 profissionais, entre inspetores e escrivães, distribuídos em seis turmas. Abre com a inovação do EaD nesses cursos de ascenda profissional da PC. As aulas terão duração de quatro semanas e término previsto para o dia 09 de novembro. Elas ocorrerão de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h50. Duas semanas serão de aulas presenciais e as demais ocorrem à distância, por meio da utilização da plataforma Moodle.

A parte de Ensino a Distância é uma novidade nos Cursos de Formação Inicial e Continuada da AESP/CE, estabelecido por meio das novas Matrizes Curriculares da AESP/CE, dispostas no Decreto nº. 31.276 de 13 de agosto de 2013.

Dentre as disciplinas aplicadas aos cursos se encontram a Legislação aplicada à Polícia Judiciária e da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Tiro Policial Defensivo, Abordagem Policial, Criminalística, entre outras.

Os discentes passarão por uma prova objetiva no último dia letivo, 09 de novembro.