AESP lança Normas de Elaboração de Instrumentos de Avaliação

2 de outubro de 2013 - 12:52

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) lançou, no mês de setembro, o sexto documento que regula e respalda as atividades internas, especificamente, no âmbito do ensino. As Normas de Elaboração de Instrumentos de Avaliação (NEIA) têm por finalidade fornecer aos docentes, orientações didático-pedagógicas quanto à elaboração dos instrumentos avaliativos utilizados na AESP/CE, objetivando contribuir para um melhor desempenho das ações educacionais realizadas, tanto no âmbito da formação profissional inicial quanto no da formação profissional continuada.

O documento apresenta a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, difere os tipos de avaliação e orienta os docentes quanto aos tipos, procedimentos e as técnicas para elaboração de instrumentos avaliativos. Ele é constituído por orientações didático-pedagógicas e normativas, que respeitam a autonomia do professor e sugerem diretrizes que possam contribuir para uma formação de excelência.

Segundo o Diretor Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, com a NEIA e o I Workshop sobre Elaboração de Instrumentos de Avaliação, ministrado na última quarta-feira, 25 de setembro, a Academia busca redefinir as estratégias educacionais focando, principalmente, em áreas de ensino voltadas para os serviços cotidianos e operacionais dos profissionais de segurança, ou seja, um ensino cada vez mais voltado para a prática.

“Nosso objetivo é traçar um perfil profissiográfico ideal para cada tipo de Curso e de profissional formado e capacitado pela Academia. Esperamos que as informações contidas neste documento, aliadas à experiência de cada docente, possam contribuir para o cumprimento de nossa missão voltada para os aspectos sociais e a resolução de conflitos”, conclui o Diretor.

 

REGULAMENTOS – Somente em 2013, a AESP já publicou mais cinco outros documentos que ajudam a gerir de maneira correta e democrática todo o funcionamento. Abaixo estão eles:

 – O novo Regime Acadêmico, que dispõe sobre os valores profissionais, regras de comportamento, formas de tratamento, de precedência e de utilização das dependências da Academia;

– o Banco de Talentos, que reúne profissionais interessados para o exercício de magistério, em caráter eventual, nesta Instituição de Ensino;

– as Matrizes Curriculares dos Cursos de Formação Inicial e Continuada, traçadas com base no mapeamento de competências técnicas (habilidades e conhecimentos) e comportamentais (atitudes) dos profissionais da segurança pública do Brasil, priorizando e abordando as áreas temáticas como Violência, Crime e Controle Social; Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador, Cultura, Conhecimentos Jurídicos; Comunicação, Diversidades, entre outras;

– o Rito Processual de Pagamento de Horas-aula,

– o Instrumento de Avaliação pelo Discente, para que ele avalie toda a estrutura que a Academia lhe disponibiliza, desde fisicamente até às práticas educacionais, para ajudar no aperfeiçoamento das ações internas.

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