AESP oferece I Workshop sobre Elaboração de Instrumentos de Avaliação

27 de setembro de 2013 - 12:54

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) ofereceu, na manhã da última quarta-feira, 25 de setembro, o I Workshop sobre Elaboração de Instrumentos de Avaliação, ministrado pelo Prof. Dr. Antonio Germano Magalhães Junior, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), para os professores e conteudistas dos Cursos da Academia.

O Diretor Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, fez a abertura do evento e afirmou que a Academia contava com o apoio de todo o corpo docente para aperfeiçoar o sistema de avaliação dos discentes e informou que está em criação uma Seção Técnica para analisar as provas elaboradas pelos professores.

Ele aproveitou para lembrar que, neste ano, o Regime Acadêmico e as Matrizes Curriculares passaram por mudanças que envolveram a participação de todas as vinculadas do Sistema de Segurança Pública do Ceará, universidades e a sociedade civil. Além disso, ressaltou que a AESP recebeu o reconhecimento do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu. “Todos estes esforços significam que para nós o ensino é prioridade”, destacou o Diretor.

Na ocasião, foram apresentadas as Normas para Elaboração de Instrumentos de Avaliação (NEIA) da Academia, documento previsto no Regime Acadêmico, que dispõe sobre os elementos que devem conter as questões aplicadas nas avaliações de aprendizagem.

WORKSHOP
– Durante o evento, o palestrante, Prof. Dr. Antonio Germano, afirmou que no Brasil havia uma grande carência de avaliadores e que para quem tem essa expertise não faltam convocações. Nos Estados Unidos existem construtores de ítens profissionais, com graduação específica na área.

Prof. Dr. Antonio Germano é avaliador do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e elabora ítens para provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

Segundo o Professor, fazer boas questões não é uma tarefa simples. Para ele, a maioria dos erros de elaboração de ítens não está no conteúdo, mas na lógica interna da questão. “O bom ítem é aquele que separa quem realmente sabe e quem não sabe”.