AESP participa do I Encontro Nordestino de Escolas de Governo

27 de setembro de 2013 - 12:59

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) participa, por meio da Direção Geral e de vários colaboradores, desde a tarde de ontem (26.09), do I Encontro Nordestino de Escolas de Governo, promovido pela Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará, da qual a Academia faz parte desde o ano de sua criação, e que oficializou e regulamentou, no mês de agosto do ano vigente, a parceria de colaboração mútua entre os participantes no processo de capacitação dos servidores da Rede Pública cearense.

O Encontro que se estende durante todo o dia de hoje, 27 de setembro, está sendo realizado no Anexo II da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, tendo como objetivo partilhar experiências, estabelecer novas parcerias, definir metas e contando com a participação de 18 instituições educacionais advindas de vários estados nordestinos, como Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, além de participação especial dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

ABERTURA DO EVENTO – Na Solenidade de Abertura do Encontro, o Coral da Seplag executou os Hinos, Nacional e do Estado do Ceará; os presentes puderam debater sobre o Papel das Escolas de Governo, a partir da palestra ministrada pelo Assessor da Presidência da Escola Nacional de administração Pública (ENAP), Ciro Fernandes.

Compuseram a mesa de honra, dentre várias autoridades: a Deputada Estadual e Presidente da Universidade do Parlamento do Ceará (Unipace), Patrícia Saboya, a Secretária da Justiça e da Cidadania, Mariana Lobo, o Secretário Adjunto da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag), Carlos Eduardo Sobreira, o Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE), Francisco Aguiar, a Diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), Lena Lobo Neiva e o Diretor Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar.

Para a Presidente da Unipace, Patrícia Saboya, a busca do aperfeiçoamento do servidor, nas mais diversas áreas, deve ser constante, devido este ser o meio da capacitação e do aperfeiçoamento, que poderá vir a dinamizar os recursos e atender melhor o cidadão, seja na saúde, na educação, ou em qualquer outro segmento.

Francisco Aguiar, Presidente do TCM-CE, ao discursar, deu destaque à importância das escolas de governo, afirmando que hoje não cabe mais um serviço ruim, que a população está atenta, tem ido às ruas exigir seus direitos, e que um dos caminhos para melhorar o atendimento ao cidadão é se fazer necessário capacitar as pessoas que fazem este serviço. Aguiar ainda ressaltou que a EGP tem um papel importantíssimo neste aperfeiçoamento.

A programação do dia de hoje (27), conta com atividade vivencial de Escolas de Governo advindas de vários estados nordestinos; a realização de uma mesa de discussão com o tema: “Trabalhando em Redes: Avanços e Dificuldades”, da qual participarão: Lena Neiva, Diretora da EGP; Ana Cristina Ghisleni, Chefe da Escola de Formação Continuada do Rio Grande do Sul; Silvia Costa, Coordenadora da Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo do Tribunal de Contas de Minas Gerais; e Élcio Zarpelon, Educador corporativo da Dale Carnegie Training.