AESP habilita mais 16 cabos à graduação de Sargento do CBMCE

19 de setembro de 2013 - 11:38

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou na última sexta-feira, 13 de setembro, a cerimônia de formatura dos discentes do Curso de Habilitação a Sargento Bombeiro Militar (CHS/CBMCE), no Miniauditório da Academia. Ao todo, 16 cabos do CBMCE estão habilitados para ascender à graduação de sargentos.

Na ocasião, se fizeram presentes, o Diretor Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, o Comandante Geral Adjunto do CBMCE, Cel BM Heraldo Pacheco, a Secretária Executiva, Mariana Abreu, o Orientador da Célula de Altos Estudos de Segurança Pública, DPC Demóstenes Cartaxo, representando a Coordenadora Geral de Ensino e Instrução, DPC Jeovânia Holanda, e o Cap PM Ewerton Mavignier, Supervisor de Núcleo de Planejamento e Formação Continuada, representando o Maj PM Evandro Queiroz, Orientador da Célula de Formação Continuada.

O Cabo BM Antônio Arley Leitão França representou a turma e discursou aos presentes agradecendo à direção, aos coordenadores, ao monitor e aos instrutores da AESP por todo o esforço em prol da execução do Curso. Ele ressaltou que o conhecimento recebido servirá para a melhoria da sua atuação nos serviços bombeirísticos à comunidade. Além disso, o discente falou acerca da importância de poder contar com uma Academia integrada com todas as vinculadas da SSPDS, no sentido de que podem estar em contato direto e em união com todas, em prol de uma segurança melhor para a sociedade.

HOMENAGEM
– O discente que obteve as melhores notas no Curso, Cabo BM Ademir de Sousa Pinto, foi homenageado com a Medalha do Mérito Intelectual, outorgada pela Comissão de Honrarias e Comendas do CBMCE e o Diploma de Honra ao Mérito Intelectual, expedido pela AESP.

CURSO – O CHS/CBMCE teve início em julho deste ano, sob Coordenação do TCel BM Amarílio Lopes e Monitoria do SD PM Josimar Pinheiro. O Curso contou com uma grade curricular de 16 disciplinas, totalizando 480 horas-aula,  ministradas entre aulas teóricas e práticas de Salvamento Aquático, Salvamento em Altura, Salvamento Terrestre, Tiro Defensivo, Educação Física Militar, dentre outros componentes curriculares voltadas para formação e habilitação profissional dos agentes de segurança pública.

O caráter humanístico também foi enfatizado no Curso. Os alunos também contaram com Disciplinas que abordavam temas importantes e necessários à atividade profissional, como: Direitos Fundamentais, Cidadania e Direitos Humanos; Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Maria da Penha, Estatuto do Torcedor, e Diversidades Sociais e Culturais. As disciplinas ministradas já fazem parte da nova matriz curricular do Curso.

Para o Ten Cel BM Amarílio Lopes, Coordenador do Curso, “tais áreas temáticas são centradas na formação de um agente de  segurança pública capacitado para atuar no salvamento de vidas e o patrimônio da sociedade cearense nos incidentes do dia a dia e nas catástrofes naturais, de maneira a prestar um serviço de qualidade, no respeito à lei e à ordem pública”.