AESP participa da Feira de Profissões do CMF

5 de setembro de 2013 - 12:05

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) participou, pela segunda vez consecutiva, no período de 29 a 31 de agosto deste ano, da Feira das Profissões do Colégio Militar de Fortaleza (CMF), representada pela Assessoria de Comunicação e pelo Cap PM José Liberato, Supervisor Técnico de Extensão e Cultura.

O evento visou ajudar os alunos da escola a escolher suas futuras carreiras profissionais, reunindo várias instituições de ensino superior de Fortaleza, com seus respectivos representantes, para apresentar aos estudantes os cursos e as atividades executados por cada uma. O contato direto com os profissionais também poderá possibilitar uma maior identificação dos alunos com determinadas áreas.

Representantes da AESP e demais vinculadas do Sistema de Segurança Pública se fizeram presentes, apresentando aos alunos a missão, a visão e a filosofia de cada uma, além de demonstrarem as principais atividades das profissões, e o uso dos principais equipamentos utilizados por eles no trabalho. Também foram expostas questões relacionadas ao mercado de trabalho, perfil profissiográfico, certames de seleção, formação acadêmica e demais aspectos relacionados às profissões.


Os representantes da Polícia Militar, dentre eles o CB PM Braz do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR) e o SD PM Márcio do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), mostraram como são divididas as unidades da corporação, as principais áreas de atuação delas, explicando como agem e mostrando as diferentes ferramentas de trabalho de cada uma.

Oficiais do Corpo de Bombeiros, dentre eles, o Ten Cel BM Amarílio Lopes, Supervisor do Núcleo de Aplicação de Cenários da AESP, demonstraram sua atuação em prol da defesa civil do Estado, principalmente na área de salvamento em acidentes terrestres e aquáticos.

Quanto à Polícia Civil, o Inspetor Silvio Maia, Supervisor de Núcleo de Pesquisa, Normas e Procedimentos da AESP, demonstrou aos alunos o que o difere a Polícia Civil da Polícia Militar. Também falou sobre os diversos postos que podem ser ocupados dentro da corporação, requisitos para o ingresso, dentre outros aspectos.

A Supervisora de Núcleo de Execução de Ensino à Distância da AESP e Perita Criminal, Regina Piccolo, representou a Perícia Forense, demonstrando a coleta de impressão digital em objetos; o uso de kits específicos para detectar resíduos de drogas, dos óculos  que permitem a visualização de fluidos biológicos com aplicação de luminol; e a utilização de lanternas ultravioletas em local de crime.

Para o Diretor Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, a participação da Academia no evento reforça o compromisso social com a integração e a divulgação do conhecimento produzido, valores que são trabalhados diariamente nas aulas e demais atividades da AESP. Além de representar uma oportunidade desmistificar algumas ideias que o público em geral tem do trabalho no sistema de Segurança Pública, buscando atrair mais interessados a virem a compor, futuramente, os quadros das corporações.