AESP realiza aula magna para candidatos ao cargo de inspetor de 1ª classe do CFP da PCCE

4 de setembro de 2013 - 08:28

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou na manhã da última segunda-feira, 02 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação Profissional para os 442 candidatos ao cargo de inspetor de 1ª classe da Polícia Civil do Ceará (CFP/PCCE).

O evento presidido pelo Secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Francisco Bezerra, contou com palestra do desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, Presidente de Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Ainda entre as autoridades que marcaram presença, estavam: o Secretário Executivo da Controladoria Geral de Disciplina (CGD), Geraldo Bertolo, o Diretor Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, o Comandante Geral da PMCE, Cel PM Werisleik Pontes Matias, o Delegado Geral da PCCE, Luiz Carlos Dantas, o Perito Geral da Perícia Forense (PEFOCE), Dr. Maximiano Chaves e o Comandante Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado Ceará (CBMCE), Heraldo Pacheco.

No início da solenidade, a pedido do Delegado Geral da PCCE, Dr. Dantas, foi respeitado um minuto de silêncio em memória ao candidato Átila Rocha, assassinado no último mês de agosto, no bairro São João do Tauape. A roupa que o jovem de 24 anos iria utilizar durante a formação foi colocada pelos próprios candidatos em uma cadeira.

Após a homenagem póstuma, o Delegado Geral da PCCE ressaltou sua espera ansiosa para poder contar com o apoio e atuação de cada um dos futuros inspetores para levar mais segurança à sociedade cearense bem como os desejou sorte e os aconselhou que aproveitasse, ao máximo, a oportunidade de serem formados pela AESP, para que possam atingir os objetivos da PCCE de serem representantes do povo no cumprimento da Lei.

Francisco Bezerra, Secretário da SSPDS, deu as boas-vindas aos candidatos e destacou a importância deles para o sistema de segurança pública estadual.

Os 442 candidatos ouviram atentamente ao palestrante, chefe do Poder Judiciário, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, que traçou um panorama histórico do crime organizado no Brasil e afirmou que o problema tem raízes econômicas e políticas. ?Assim como a corrupção, essa prática criminosa existe desde a época do descobrimento do País, com o contrabando de matérias-primas?.

Ainda segundo o magistrado, o crime organizado tem se utilizado das novas tecnologias para se expandir e finalizou falando dos desafios no combate ao tráfico de drogas e da migração de facções criminosas para o Nordeste, além de desejar toda sorte e sucesso aos futuros inspetores de 1ª classe da PCCE. ?Desejo muito sucesso aos inspetores. A carreira que vocês escolheram exige vocação, determinação, estudo e aperfeiçoamento constante, sempre colocando a sociedade em primeiro lugar?.

Após a palestra, o magistrado Luiz Brígido recebeu das mãos do Secretário da SSPDS, Francisco Bezerra e do Diretor Geral da Academia, Roosevelt Alencar ? Cel PM, o certificado de conferencista do evento. Alencar aproveitou para agradecer ao Presidente do TJCE, sua grande contribuição prestada, por meio da Justiça, ao sistema de segurança pública do Ceará.

Currículo do Palestrante

Luiz Brígido ? Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (nomeado em outubro de 2002) e Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE); é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Direito Público e Oficial R/2 do Exército, Arma de Infantaria.

PRIMEIRA TURMA – A Primeira Turma do CFP da AESP para a Polícia Civil formou 614 inspetores de 1ª classe que já estão reforçando o efetivo da PCCE, na Capital e nos municípios do interior do Estado. A formatura aconteceu no dia 26 de março de 2013, no Centro de Eventos do Ceará, e contou com a participação do Governador do Estado, Cid Ferreira Gomes e do Secretário da Pasta, Francisco Bezerra.