AESP participa do XIII SENABOM, no Rio de Janeiro

2 de setembro de 2013 - 09:09



A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), representada pelo Assessor Especial de Extensão e Cultura, Ten Cel BM Nildson de Oliveira, se fez presente no XIII Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM) – Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para a Segurança Pública, na cidade do Rio de Janeira, de 18 a 20 de agosto, com o objetivo de verificar as inovações utilizadas no planejamento e na execução das atividades bombeirísticas, buscando subsídios para a melhoria das ações do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.

Também se fizeram presentes o Secretário Adjunto de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Cel BM João Vasconcelos Sousa, e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Cel BM Joaquim Dos Santos Neto.

Foram ministradas várias palestras com os temas: “Estudo de caso do Césio 137”, com o palestrante Cap BM Bráulio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás; “Políticas Públicas para expansão dos serviços de bombeiros”, com o Maj BM Wagner (CBM/SP); “Sistema de informação do serviço de contra-incêndio”, com o Ten Cel Brasil (CBM/MG); “Didática Aplicada ao Bombeiro”, do Cel. PM Sérgio (CBM/RS), “Sistema de Gestão de Segurança Contra Incêndio”, do Ten Cel PM Adilson (CBM/SP).

O evento proporcionou a propagação de conhecimentos referentes aos procedimentos e as ações mais atuais desenvolvidas pelos Corpos de Bombeiros de outros estados. Segundo o Ten Cel BM Nildson de Oliveira, o Seminário contribuiu para a contextualização dos trabalhos desenvolvidos pela AESP, no cenário de formação e habilitação e reciclagem dos bombeiros do Ceará, por meio do conhecimento de tecnologias atuais, utilizadas por meio dos equipamentos e técnicas empregadas pelos outros estados da Federação.