Candidatos do CFP/PMCE passam por Estágio da Disciplina de Ação Policial Supervisionada

30 de agosto de 2013 - 14:53

Candidatos ao cargo de soldado dos 35 grupos da 2ª Turma do Curso de Formação Profissional da Polícia Militar do Ceará (CFP/PMCE), realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), passam, desde o último dia 26 de agosto, por estágio da disciplina de Ação Policial Supervisionada (Estágio Reflexivo), no qual eles têm os primeiros contatos com a prática operacional, consolidando os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Com carga horária de 50 horas-aula, o estágio tem como objetivo possibilitar conhecimento teórico e prático das ações empregadas no policiamento ostensivo geral.

Num primeiro momento, os candidatos passam por orientações em sala de aula, onde estudam sobre a Lei Maria da Penha e sobre o isolamento e preservação de locais de crime. Após, deverão executar a função de sentinela em postos fixos no interior das unidades de formação onde estão lotados, desempenhando, em dupla, simulação de policiamento no local.

Segundo a Tenente PM Adeirla Freitas, Supervisora do Núcleo de Planejamento de Formação Profissional, após isso, os candidatos passam, numa escala organizada pela Célula de Formação Profissional, por estágio externo, numa das unidades operacionais da PMCE, onde executam serviços de guarda, sentinela, acompanhamento de rádio de operação e plantão de alojamentos. Depois, realizam o acompanhamento do videomonitoramento no Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM) e das câmeras do Circuito Fechado de Televisão (CFTV) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), além do setor de despacho da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS).

Também está sendo planejada a Simulação de Policiamento em Estádio, no qual os candidatos serão instruídos a desempenhar funções de policiamento especializado em eventos, utilizado em praças desportivas, a partir da simulação de um jogo de futebol no Estádio Castelão. Nesta ação, os candidatos deverão receber orientações de policiais militares que compõem o Batalhão de Policiamento em Eventos (BPE), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e do Regimento de Polícia Montada Cel Moura Brasil (RPMont).

Outra atividade similar pela qual deverão passar os candidatos é a Simulação de Policiamento em Presídio. Para isso, a AESP contará com o apoio da Secretaria de Justiça do Ceará (SEJUS-CE) que disponibilizará uma unidade prisional desativada para a realização do estágio. Os candidatos também contarão com orientações de integrantes do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), da SEJUS.

Todas as atividades visam aproximar os candidatos à prática operacional e condicioná-los às funções necessárias à atividade policial militar e,  durante todo o período de estágio, os candidatos não usarão armamento real, visto que ainda não acabaram o processo de formação e não podem realizar efetivamente serviços operacionais.

Os coordenadores e monitores dos grupos acompanham e fiscalizam todas as atividades mencionadas. Ao final, todos os candidatos serão submetidos à avaliação de resultados.