AESP recebe visita da Comissão de Segurança da OAB-CE

26 de agosto de 2013 - 08:34

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) recebeu, na última quarta-feira, 21 de agosto, visita da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE), para conhecer a estrutura organizacional, física e pedagógica da Academia, além de debater tópicos sobre o ensino e o treinamento dos Cursos da AESP/CE.

O Diretor Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, juntamente com a Coordenadora Geral de Ensino e Instrução, Jeovânia Holanda, receberam os Advogados: João César Bertosi, Presidente da Comissão; Francisco Maurício Cruz, Vice-Presidente; e os membros Francisco Pereira da Silva, Francisco Eudório Fernandes, João Batista de Lima e Luciana Sales Cirino.

A Comissão elogiou as dependências da AESP e ressaltou que um dos pontos positivos é a divulgação no Diário Oficial do Estado das normas criadas pela AESP/CE, a exemplo do Banco de Talentos, Regime Acadêmico, Matrizes Curriculares, para que a sociedade tenha pleno acesso.

O Advogado Francisco Eudório lembrou que a Academia tem o papel de tratar das temáticas atuais demandadas pelos novos padrões de sociabilidade, de onde emergem problemas como a desagregação familiar, a criminalidade infanto-juvenil e as enfermidades psicológicas. “Vimos que aqui se tem capacidade para isso. O Coronel Alencar tem visão e competência para isso. Admiramos o trabalho feito e lembramos que ele tem de ser reforçado cotidianamente”.

Outro tópico bastante debatido foi em relação à formação humanizada dos agentes de segurança, por meio da valorização profissional desde o ingresso na Academia até os processos de ascensão e reciclagem de conhecimentos. Segundo a comissão, um aspecto importante é a conscientização de que é essencial a integração com a família do agente de segurança, bem como oferecer-lhes lazer, condições de vida saudáveis, para que eles possam melhor atender à sociedade e atuem com competência e diplomacia e evitem os erros de operacionalidade.

O Diretor da AESP ressaltou que as matrizes curriculares de todos os cursos contam com disciplinas de cunho social, ético, cidadão e jurídico, voltadas para a resolução de conflitos sociais. Além disso, a Academia promove, regularmente, atividades culturais e ações educacionais de extensão, saúde e lazer.  “Todos aqui são tratados em três eixos: técnico-científico, humanístico-jurídico e o da valorização profissional. Sabemos que as responsabilidades dos profissionais são diferentes, dependendo de cada área, mas todos são humanos e devem ser tratados como tal”.

Quanto à necessidade de constante atualização e reciclagem dos profissionais, Alencar lembrou que neste ano a Academia terá o maior número de discentes nos cursos na modalidade de formação continuada. E, afirmou ainda que a AESP convida, e os próprios agentes que estejam interessados podem procurá-la a fim de participarem de instruções, treinamentos ou palestras, mesmo sem estarem obrigatoriamente matriculados num Curso de ascensão profissional.

Finalizando o encontro, os advogados agradeceram a disposição e a atenção da AESP/CE em recebê-los, no qual se disponibilizaram em formar uma parceria (AESP/OAB) vitoriosa em prol da sociedade cearense. O Diretor Geral afirmou que espera contar com a ajuda da Comissão para melhorar cada vez mais as ações educacionais, bem como na propagação das ações positivas da Academia.