AESP promove instrução de Atendimento Pré-Hospitalar para discentes do CHS/CBMCE

19 de agosto de 2013 - 15:25

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) promoveu, no último dia 13 de agosto, na Praia da Leste-Oeste, no bairro Jacarecanga, instrução da disciplina de Atendimento Pré-Hospitalar para os discentes do Curso de Habilitação a Sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CHS/CBMCE).

Na instrução foi simulado um acidente grave no mar, no qual banhistas se chocaram contra as pedras em volta da praia. Com politraumatismo, as vítimas receberam atendimento de urgência, realizado por equipes do Corpo de Bombeiros. Os discentes treinaram as técnicas de imobilização de pessoas e o transporte das vítimas em segurança para o hospital. O treinamento ocorreu sob instrução do Major BM Freitas, especialista em salvamento aquático e salvamento pré-hospitalar.

Segundo o Supervisor do Núcleo de Aplicação de Cenários da AESP e Coordenador do Curso, TC BM Amarílio Lopes, a prática das técnicas ministradas ajudam a aperfeiçoar a qualidade desse tipo de atendimento, que se torna o diferencial para evitar maiores traumas aos pacientes assistidos pelas equipes de resgate.

Além do Coordenador do Curso, TC BM Lopes instrutor e do Maj BM Freitas, também participou da instrução, o monitor SD PM Josimar Pinheiro.