Direção Geral da AESP se reúne com os 70 representantes dos 35 Grupos do Curso de Formação Profissional de Soldados da Polícia Militar do Ceará

16 de agosto de 2013 - 16:53

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) promoveu um encontro na manhã do dia 05 de agosto, em seu miniauditório, tendo à frente o Diretor Geral, Cel PM Roosevelt Alencar, a Coordenadora Geral de Ensino e Instrução, Del PC Jeovânia Holanda, o Orientador da Célula de Formação Profissional, Maj PM De Paula e a Supervisora do Núcleo de Planejamento de Formação Inicial, Ten PM Adeirla Freitas, com os 70 representantes dos 35 Grupos que estão em processo de formação para soldados da Polícia Militar do Ceará (CFP/PMCE).

Por iniciativa da Direção Geral, este espaço foi oportunizado aos candidatos para que externassem suas dúvidas quanto à execução do curso, às demandas surgidas neste processo, os espaços físicos, logística utilizada, material didático, profissionais selecionados para acompanhar, pari passu, o Curso de Formação (coordenadores, monitores e instrutores), o formato da formatura, a modalidade de policiamento que serão empregados, dentre outros.

Com esta ação, Alencar, Diretor Geral da AESP, posicionou-se em nível de igualdade aos discentes, receptivo a críticas, demonstrando que uma gestão transparente se faz com participação, esclarecimentos, resolução de demandas urgentes e, não sendo possível inicialmente, registrando para posterior resposta ao requerente, buscando-se sempre a democracia do ensino.

Vários elogios foram feitos por parte dos candidatos a soldados da PMCE, Ivan Ribeiro do Grupo 19, Paulo Jefferson do Grupo 22, Barros do Grupo 24 e Saldanha, do Grupo 32, que abrangeram desde a receptividade da AESP quando da realização da matrícula presencial; o estimulo à integração a partir de eventos sociais como a Instrução Coletiva de Educação Física e o I Arraiá da Academia; professores de qualidade e excelente nível profissional, dentre eles, soldados da PMCE, com nível superior, serem reconhecidos e lhes dado a oportunidade da docência; a qualidade do material didático; a instrução prática de tiro (uma arma para cada candidato) e a organização no Estande de Tiros; a celeridade no pagamento da Bolsa Formação; o tratamento dispensado aos candidatos e o suporte dado aos grupos por meio dos seus respectivos coordenadores e monitores de Grupos do CFP e as ferramentas de Comunicação utilizadas pela AESP.

Mesquita, candidato do Grupo 11, complementou tecendo elogios à gestão da AESP e à condução do Curso de Formação, desde a iniciativa da realização da reunião, uma forma positiva de gerar uma proximidade maior dos candidatos com a Direção da AESP; além da preocupação externada pelos gestores da Academia no que tange ao local de residência dos candidatos advindos do interior ou de outros estados; finalizando com o questionamento sobre a possibilidade de se institucionar o ?passe livre? para os candidatos dos cursos de formação inicial e de serem promovidos bem mais seminários e palestras que os permitam à aproximação da realidade profissional.

Trajano, candidato do Grupo 01, indagou sobre a data da prova final e a modalidade de policiamento que os candidatos seriam empregados. Trajano aproveitou para agradecer e parbenizar da Direção da AESP pela filosofia da Policia Comunitária ensinado no Curso de Formação, o respeito à população, a interação das forças e o fato de haverem profissionais de outras instituições envolvidos em todo o curso do processo de formação dos futuros policiais militares do estado do Ceará.

O Diretor Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, falou que o momento é salutar para dirimir dúvidas, anseios, e que a AESP está de mãos dadas com os candidatos buscando uma crescente qualificação profissional. Explanou sobre a profissão policial militar e a postura necessária; ratificou sobre a importância das ferramentas de comunicação que a Academia coloca à disposição de todos, devendo ser utilizadas, como por exemplo: Portal e FanPage da AESP, o ?Fale com o Diretor?, além da Ouvidoria Geral, instrumento governamental de canal direto com a Direção Geral.

Alencar finalizou o encontro estimulando que os candidatos a soldados da PMCE continuassem estudando, aprimorando seus conhecimentos nas várias áreas da segurança pública, pois a seu ver: o conhecimento tem as chaves para as soluções. Afirmou que tem como objetivo entregar homens bem formados, no latu senso, para as outras vinculadas da Secretaria da Segurança e Pública e Defesa Social (SSPDS). Disse ainda que a disciplina consciente dos integrantes desses Grupos é elogiável e que o encontro representa a importância de se fazer entender que não se pode construir algo para o coletivo se não houver o primeiro passo que é o de se ouvir as pessoas.