AESP beneficiou mais de 20 mil profissionais de segurança pública ao longo dos dois anos e três meses de inauguração

14 de agosto de 2013 - 11:54

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) beneficiou desde a sua inauguração, há dois anos e três meses, mais de vinte mil profissionais. Somente no ano passado, 14.933 profissionais de segurança pública, passaram pelos diversos cursos de formação inicial, habilitação e ascensão profissional, ensino a distância (EAD) e em instruções e cursos de capacitação.

Já no primeiro semestre de 2013, foram atendidos 8.369 profissionais, nas mesmas modalidades de ensino, sendo que destes, 1.153 ainda estão concluindo a segunda turma do Curso de Formação Profissional ao cargo de Soldado da Polícia Militar do Ceará (CFP/SD/PMCE).

Em 2012, no âmbito da formação inicial, 1.733 profissionais foram atendidos. Foi realizada a primeira turma do CFP/SD/PMCE, do qual, os recém formados tomaram posse em fevereiro deste ano e já estão atuando em todo o interior do Estado. Além disso, no mesmo ano, a AESP realizou o Curso de Formação Profissional ao cargo de inspetores e delegados de primeira classe de Polícia Civil do Ceará (CFP/PCCE) e ainda o CFP da Perícia Forense, para os cargos de médicos perito-legistas, peritos legistas, peritos criminais e auxiliares de perícia. Os novos profissionais foram entregues ao Sistema de Segurança Pública também no primeiro semestre de 2013.

Ainda em 2012, com relação à formação continuada, ascensão e aperfeiçoamento profissional, a AESP realizou Cursos de Habilitação às graduações de Cabo, Sargento e Subtenente da PM e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), além do Curso de Habilitação ao Oficialato da PMCE e do Curso Superior de Segurança Pública da PMCE e do CBMCE. Para a Polícia Civil, a AESP promoveu a ascensão de delegados e escrivães de primeira para segunda classe. Ao todo, 2.007 profissionais foram contemplados, no âmbito da formação continuada.

Em 2013, já foram iniciados os Cursos de Habilitação a Sargento e a Subtenente da PM e os Cursos de Habilitação a Cabo da PM e do CBMCE, com 1.082 beneficiados.

Com parcerias ou mediante convênios e contratações, em 2012, a AESP também realizou o Curso de Formação Profissional da Guarda Municipal de Sobral, o Curso de Noções Básicas de Proteção de Autoridades para Agentes de Segurança da Justiça Federal no Ceará (JFCE), e o Curso de Inglês aplicado à Segurança Pública.

Em cursos de extensão e atualização, a Academia investiu no Curso de Policiamento de Trânsito, Urbano e Rodoviário, Curso de Policiamento Montado, Curso de Operações de Choque Montado, Curso Básico de Inteligência de Segurança Pública, Estágio de Patrulhamento Urbano, Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas, Curso de Policiamento Comunitário.

Já em 2013, os cursos promovidos nestas áreas foram: Perícia Ambiental, Operações de Choque Montado, Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário, Estágio de Patrulhamento Rural, Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas, Policiamento Comunitário, Curso de Ações Táticas Especiais (CATE), Nivelamento de Conhecimento do Grupo Tático de Atividade Correcional – Gtac/CGD, Segurança de Autoridades (Casa Militar).

Na modalidade de EAD, foram realizados três ciclos em conjunto com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ) em 2012, beneficiando 8.860 pessoas. Este ano, dois ciclos já foram realizados, aumentando em 4.834 o número de profissionais beneficiados.

No montante de investimentos destinados às práticas de Tiro Policial Defensivo, em 2012, a AESP adquiriu 1 milhão e 444 mil unidades de munição, resultando no valor de R$ 2.708.940, 00 gastos no aperfeiçoamento da técnica de tiro, essencial às atividades policiais. Ao todo, entre 2012 e 2013, mais de oitocentos mil disparos foram efetuados somente em treinamentos.

Este ano, a AESP, buscando apoio para o aperfeiçoamento de atividades pedagógicas de ensino e extensão, firmou convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com duração de quatro de anos, oficializado após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 30 de julho de 2013. As Instituições, a partir de então, se tornam parceiras em ações recíprocas de interesse de ambas, como a organização de seminários, simpósios e conferências, bem como a promoção do intercâmbio de informações científicas e tecnológicas, o desenvolvimento de tecnologia para aplicação em rede de Ensino a Distância (EAD) e outras formas de cooperação a serem acordadas pelos convenentes, no prazo firmado.

Estes números e estas ações refletem o compromisso da AESP com a transparência e o empenho no alcance de resultados positivos, que fortalecem e respaldam a Academia como uma Instituição de Ensino Superior cada vez mais reconhecida. A Academia investe no aprimoramento das ações em segurança pública, se tornando o fruto da crença na educação como força propulsora da transformação e do bem-estar social.