AESP recebe comitiva do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão

19 de julho de 2013 - 09:48

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) recebeu, na tarde da última segunda-feira, 15 de julho, comitiva formada por 20 aspirantes e discentes do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão, que estão em viagem de estudos, conhecendo os sistemas de segurança pública dos estados nordestinos, Ceará e Piauí.

A viagem de estudos faz parte da grade curricular do Curso que tem 03 anos de duração. A comitiva teve a oportunidade de conhecer as dependências e o funcionamento de 04 órgãos da segurança pública cearense: A sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); o Quartel do Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará; A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) e por fim, a AESP, um modelo único e integrado de ensino em Segurança Pública do Ceará.

Os bombeiros maranhenses, sob o comando do Ten Cel BM MA Joabe, foram recepcionados pela Secretária Executiva da AESP/CE, Mariana Abreu, pelo Assessor Especial de Extensão e Cultura da Academia, Ten Cel BM Nildson de Oliveira, pelo Supervisor do Núcleo de Aplicações de Cenários da AESP, Ten Cel BM Amarílio Lopes e pelo Supervisor do Núcleo de Atividades Físicas da Academia, Capitão PM Johnny Dias.

Segundo o Aspirante BM MA Farias, a primeira sensação que teve ao adentrar nas dependências da AESP, foi a de surpresa e, logo após, o sentimento de convicção de que o corpo discente da Academia de Segurança Pública do Ceará sairá bem formado e prestará um bom serviço à sociedade cearense. E, em nome da turma, vinha agradecer a receptividade e a oportunidade de conhecer não só a AESP, mas os demais órgãos da segurança pública do Ceará como a sede da SSPDS, o Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros e a CIOPS.

Para o Ten Cel BM MA Joabe, que comandava a comitiva em visita ao Ceará, “as viagens de estudos vem permitir ao fortalecimento de laços entre os estados brasileiros, especialmente entre as corporações que compõem a segurança pública de todo o país, um intercâmbio de conhecimentos, experiências, além de levá-los aos laços da fraternidade, de verdadeiros irmãos das diversas corporações”. Joabe aproveitou para agradecer o acolhimento e a troca de experiências com os gestores e colaboradores que fazem a AESP.

Ten Cel BM Nildson Oliveira, Assessor Especial de Extensão e Cultura da AESP, afirma que a Academia, um pólo de irradiação cultural, notadamente no âmbito da segurança pública cearense, sente-se honrada em compartilhar das suas experiências com corporações militares, instituições de segurança de todo país.

Nildson ainda aponta que a cada visita recebida pela AESP, refere-se a um momento de relevância ímpar, principalmente pela oportunidade de alimentar o processo de construção do conhecimento edificado desta Instituição de Ensino, ampliar seu acervo cultural e lapidar o principal e, destacável fator de crescimento institucional, o homem.