AESP realiza Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas para o BPRAIO

18 de julho de 2013 - 09:08


A instrução de Tiro Policial Defensivo, ministrada durante o Curso, foi acompanhada pelo Orientador da Célula de Práticas Educacionais da AESP, Ten Cel PM Rogério Nascimento.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou, no dias 09 e 10 de julho, as atividades práticas, da primeira turma, do Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas (CEPM) para profissionais do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com instrução de Tiro Policial Defensivo, ministrado pelo professor Capitão PM Roger Sherman Ferreira, no Sniper Clube de Tiro.

Segundo o Major PM Márcio de Oliveira, Comandante do Raio e Coordenador do Curso, uma segunda turma iniciou ainda na última quarta-feira, 10 de julho. Ao todo, serão cinco turmas de 30 alunos cada.

O curso tem carga horária total de 380 horas-aula. Dentre as disciplinas estão:  Doutrina de Operações RAIO, Ações do Primeiro Interventor em Local de Ocorrência, Técnicas e Tecnologias Não-Letais de Intervenção Policial, Treinamento Físico, Pilotagem Tática de Motocicletas, Técnicas Policiais Especiais, Tiro Policial Defensivo, Defesa Pessoal e Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade Sexual.

Para a Coordenadora Geral de Ensino e Instrução da AESP, Delegada de Polícia Civil, Jeovânia Holanda, o Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas para o BPRAIO,  por meio de seus objetivos e componentes curriculares, demonstra o zelo da Academia e dos Policiais Militares do Estado do Ceará, pelo cumprimento eficiente e eficaz da missão constitucional de segurança pública.

Jeovânia ainda ressalta que a abnegação do Coordenador do Curso e Comandante do BPRAIO, Major PM Márcio de Oliveira, atesta exemplificativamente, o nível de comprometimento dos policiais do estado do Ceará, os quais, reiterada e concomitantemente, cumprem a missão policial e as ações educacionais em segurança pública, ora em destaque, a instrução de Tiro Policial Defensivo, ministrado pelo professor e Capitão PM Roger Sherman Ferreira.

OBJETIVOS

Na aula prática, os discentes treinaram a ação de tiro embarcado com moto. O objetivo do curso é aperfeiçoar as ações dos policiais para pilotar motocicletas policiais com alto grau de destreza e segurança, aumentar os conhecimentos sobre as normas administrativas e jurídicas relacionadas à atividade policial militar, empregar a força letal ou não-letal, observando os princípios de legalidade, necessidade, proporcionalidade e conveniência, isolar e preservar locais de crime adequadamente, agir como primeiro interventor em eventos críticos, manusear e empregar com segurança e eficiência armas letais e não-letais, dominar técnicas de autodefesa, empregar técnicas básicas para suporte básico de vida, realizar os mais diversos tipos de abordagens policiais, desempenhar as atribuições de todas as funções de uma equipe RAIO, integrar escoltas motorizadas com emprego de motocicletas.

O curso deve ainda fortalecer o princípio do bom relacionamento com a comunidade, desenvolver o trabalho em equipe, o culto à ética profissional, à defesa dos direitos humanos e a promoção da cidadania.


Cabo PM Avelino (piloto) e Soldado PM Joel (garupeiro) realizando a simulação de ação em tiro embarcado com moto.

BPRAIO

O BPRAIO é especializado em policiamento ostensivo com emprego de motocicletas, empregado em circunstâncias extraordinárias ou especiais, visando a suplementação de recursos operacionais em áreas onde haja maior índice de violência, fazendo patrulhamento tático urbano, escolta, apoio a eventos artísticos, culturais e esportivos, bem como atuando no combate ao tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubo de veículos, entre outros crimes.